Qual é o objetivo de um relato pessoal?

Perguntado por: aaraujo6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O relato pessoal é um gênero textual com função de documentar memórias ou vivências de um indivíduo ou até de um grupo. Esse gênero é muito presente nos ambientes escolares, mas também em editoriais de literatura, páginas de internet e até mesmo no cotidiano, pelo compartilhamento de experiências diárias.

As principais características do relato pessoal são:

  • Textos narrados em 1ª pessoa.
  • Verbos no presente e em grande parte no pretérito (passado)
  • Caráter subjetivo.
  • Experiências pessoais.
  • Presença de emissor e receptor.

Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação.

Relato pessoal é um gênero textual predominantemente narrativo que consiste em contar sentimentos, pensamentos ou vivências pessoais a outra pessoa. Relatar experiências e acontecimentos de forma oral ou escrita é uma das atividades mais comuns no cotidiano.

Ainda que não exista uma estrutura fixa, para produzir um relato pessoal é essencial estarmos atentos a alguns pontos, por exemplo: quem? (narrador que produz o relato), o que? (fato a ser narrado), quando? (tempo), onde? (local que ocorreu), como? (de que maneira aconteceu o fato) e porque? (qual o causador do fato).

Relatório (relato) de Experiência: trata-se da apresentação de uma reflexão sucinta, a partir de uma organização estruturada pelo próprio formador (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual possa analisar aspectos que considere significativos na evolução de sua prática docente, indicando os aspectos ...

Como o relato é basicamente uma narrativa, a estrutura dele é a da narrativa:

  1. Quem está relatando?
  2. O que está sendo relatado?
  3. Quando ocorre ou ocorreu o fato?
  4. Onde ocorreu o fato?
  5. Como ocorreu o fato?
  6. Por que ele ocorreu?

O que é descrição? A descrição é uma tipologia textual dedicada a detalhar determinados objetos, pessoas, lugares ou ações. Assim, o autor, ao utilizar esse recurso, procura transmitir suas impressões e sensações sobre algo de maneira que o seu leitor possa visualizar a cena relatada como uma fotografia.

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

® O relato pessoal é feito em 1a pessoa, de forma subjetiva, detalhada, geralmente com linguagem coloquial. O assunto é abordado de forma a destacar a participação ou o ponto de vista do enunciador sobre o que é relatado, ou seja, sobre fato ocorrido no passado. Por isso mesmo que o tempo verbal é o pretérito perfeito.

Como fazer relato de experiência?

  1. 1 – Escolha uma experiência significativa. O primeiro passo para escrever um relato de caso é escolher uma experiência significativa, ou seja, uma vivência que gerou aprendizado. ...
  2. 2 – Descreva a vivência. ...
  3. 3 – Relacione a experiência com a literatura científica. ...
  4. 4 – Escreva o texto.

Comece com um gancho.
Comece pensando em abrir o texto com um gancho que prenda a atenção do leitor. O objetivo do gancho é fornecer uma perspectiva de como será o texto, por isso ele deve ser curto, claro e de fácil compreensão. O gancho deve ser escrito logo na primeira linha do parágrafo de introdução do relato.

Significado de Relatar
verbo bitransitivo Narrar ou expor de modo oral ou escrito; realizar a narração de: relatou o crime ao delegado; relatou à reitoria a briga dos estudantes. verbo transitivo direto Apresentar relatório, uma descrição detalhada de: o pesquisador relatou as consequências da tempestade.

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Por ser um texto que trata de questões pessoais, ele apresenta as seguintes características: a intimidade, a autoexpressão, a informalidade e o diálogo. Com relação a sua estrutura, temos uma composição simples que apresenta local e data, vocativo, texto com os relatos do dia, e assinatura ao final.