Qual é o objetivo das ferramentas da qualidade?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

Elas podem trazer uma série de benefícios, como, por exemplo, a diminuição de custos e o aperfeiçoamento de processos. Além disso, ela auxilia o empreendedor a elevar a qualidade de seus produtos e serviços, bem como a atender as necessidades e demandas de seus consumidores.

As sete ferramentas da qualidade são:

  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.
  • Diagrama de dispersão.
  • Folha de verificação.

São ferramentas que visam controlar e gerar resultados precisos, buscando a melhoria contínua de todos os processos, de forma a identificar problemas que podem trazer resultados negativos. Existem três ferramentas que são essenciais para uma Gestão da Qualidade eficiente, são elas: MASP, PDCA e 5S.

Quais são as 7 ferramentas da Qualidade?

  • Fluxograma. O fluxograma é uma representação visual de processos poderosa pela sua simplicidade: para fazer, basta conhecer a simbologia, a sintaxe e o passo a passo do processo. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • Folhas de verificação. ...
  • Diagrama de Pareto. ...
  • Cartas ou gráficos de controle.

As ferramentas da qualidade surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão de processos e qualidade.

As 7 ferramentas da qualidade também utilizam técnicas estatísticas e conhecimento para acumular dados e analisá-los. Elas ajudam a organizar as informações coletadas, de maneira que seja fácil o seu entendimento. Com sua utilização, os problemas específicos de um processo podem ser identificados e estudados.

Kaoru Ishikawa

As 7 das ferramentas da qualidade foram criadas por Kaoru Ishikawa na década de 50, japonês considerado um dos maiores defensores do controle da qualidade.

As ferramentas de gestão podem ser softwares ou técnicas utilizadas para aprimorar seus resultados, processos, sistemas e projetos, sua importância se dá pois garantem uma rotina administrativa segura, eficiente, que não gere imprevistos e os obstáculos são facilmente diagnosticados.

As ferramentas de seleção funcionam para selecionar elementos individuais, como objetos, pessoas ou áreas, e assim isolar, copiar, movimentar ou remover esses elementos.

Através desses mecanismos é possível controlar os indicadores de qualidade bem como os de produtividade, controlar despesas, avaliar resultados, minimizar os riscos e acompanhar de perto os cronogramas mesmo de forma remota.

Existem diversas ferramentas da qualidade que você pode utilizar, mas, neste artigo, apresentaremos sete delas, que são:

  • Fluxograma.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Folha de Verificação.
  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Dispersão.
  • Carta de Controle.

É um sistema adotado pelas empresas para medir a qualidade dos produtos e serviços, avaliando se estão de acordo com suas especificações técnicas. Ele torna o processo de produção mais unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

1. Análise SWOT. Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas no mundo em planejamento estratégico. Por meio da análise SWOT, é possível identificar pontos fortes e fracos internos, assim como características vantajosas e desvantajosas da empresa em relação ao mercado em que está inserida.

A gestão da qualidade é essencial para a sobrevivência das organizações. Isso acontece, pois permite o desenvolvimento e crescimento eficiente, além de alcançar o objetivo central, que é a satisfação e melhoria da qualidade de vida dos clientes e colaboradores.