Qual é o objetivo da Sudam?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Sobre a Sudam - A Sudam é uma autarquia do governo federal criada nos anos 1960 para promover o desenvolvimento da região amazônica por meio de planejamento, articulação e fomento de políticas públicas, assim como de instrumentos de ação (como incentivos fiscais e fundos públicos) voltados para o estímulo e atração de ...

O BASA, enquanto instituição financeira, desde sua criação, assumiu uma posição, para dizer o mínimo, dúbia. Deveria funcionar como um órgão de fomento articulando-se à SUDAM na busca de estratégias de desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, tinha a missão de atuar como banco comercial, portanto, voltado para o mercado.

Instituída no seio de um movimento nacional de fortalecimento dos organismos regionais, a Superintendência fora potencializada, lhe sendo atribuídos objetivos mais ambiciosos, como “planejar e promover a execução do desenvolvimento da região” e “coordenar e controlar a ação federal na área”.

O Sistema de Incentivos Fiscais é a ferramenta que a Sudam utiliza para receber os pleitos de incentivos fiscais e analisar o mérito das solicitações, representando uma simplificação do processo, aumento da eficiência da analise e redução do tempo de tramitação dos processos.

Em 27 de outubro de 1966, o então Presidente da República Castelo Branco extinguiu a SPVEA e criou imediatamente a SUDAM. A justificativa proposta pelo Estado brasileiro era a de que aquele órgão estava tomado pela pratica da corrupção, em decorrência da ação da política regionalista (BRITO, 2001).

Em 24 de agosto de 2001, o presidente Fernando Henrique Cardoso, na medida provisória nº. 2.157-5 e instalada pelo decreto n° 4.125, de 13 de fevereiro de 2002, criou a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e extinguiu a SUDAM, devido às inúmeras denúncias de corrupção envolvendo a organização.

A Sudam não realiza contratação direta de profissionais, tendo em vista que a Superintendência é um órgão público e realiza suas contratações por meio de concursos públicos para o exercício efetivo como servidor público federal.

Este trabalho tem como objetivo analisar, por intermédio da teoria das políticas públicas, os planos de desenvolvimento regional, elaborados pelas Superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco).

Louise Caroline Campos Löw – titular da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), fez a abertura do terceiro painel de discussões do Fórum Mundial, que contou ainda com a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, da Ciência e tecnologia e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA ...

Passamos a ser uma sociedade de capital aberto, o Tesouro Nacional tem 51% das ações e o público 49%.

Antes de mais nada, o BASA é um Banco e, como tal, atua no negócio Bancário e isso lhe dá autossuficiência financeira e expertise econômico-financeira. Além disso, o Estado brasileiro delegou ao BASA a missão de oferecer crédito diferenciado para as atividades produtivas.

O processo legal de recriação da Sudeco foi iniciado em 2009 quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar n. 129. Já a sua regulamentação aconteceu em 2011, quando a Presidenta Dilma Roussef assinou o decreto presidencial nº 7.471, de 4 de maio de 2011.

É um instrumento que beneficia pessoas jurídicas que mantêm empreendimentos em operação na Amazônia Legal ao reduzir a carga tributária para atrair ou manter investimentos na região. As empresas podem pleitear o benefício para projetos de implantação, ampliação, modernização e diversificação.

Os incentivos fiscais são: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); PIS (Programa de integração Social);

Leis de incentivo são mecanismos de renúncia fiscal presentes nas três esferas do governo: federal, estadual e municipal. Por meio delas, o governo abre mão de uma parcela dos impostos devidos de pessoas físicas e jurídicas para que os recursos sejam investidos em projetos sociais, culturais e esportivos pelo país.

É missão da Sudene trabalhar para potencializar a dinâmica econômica de sua área de atuação. Contudo, a região enfrenta desafios que impedem um desenvolvimento mais acelerado e sustentável de suas vocações econômicas.