Qual é o objetivo da prevenção?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Por meio da prevenção podemos evitar agravos à saúde da população e promover qualidade de vida.

São ações voltadas para evitar a exposição a fatores de risco. No caso do câncer, os principais são o álcool, o tabagismo, a obesidade, a exposição solar, alguns vírus e hereditariedade (o único fator que não é possível prevenir de forma primária).

A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.

A prevenção de doenças, com cuidados diários, é o que nos permite ter e manter nossa qualidade de vida. Entre as atividades capazes de afastar problemas de saúde estão a prática regular de exercícios físicos, a alimentação balanceada e as visitas periódicas ao médico.

Os benefícios da prática de prevenção de doenças

  1. Qualidade de vida para os funcionários. ...
  2. Mais produtividade e menos faltas no trabalho. ...
  3. Menos desperdício de recursos. ...
  4. Redução de gastos. ...
  5. Retenção de talentos. ...
  6. Diminuição da possibilidade de processos. ...
  7. Funcionários motivados e a longevidade.

O tratamento preventivo também tem como objetivo o diagnóstico de problemas antes dos sintomas ou complicações surgirem, quando as chances de recuperação são maiores. Quando bem realizada, a prevenção melhora a saúde geral e reduz os custos com a saúde.

É a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. Inclui promoção da saúde e proteção específica (ex.: imunização, orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade).

Na prevenção secundária, a doença é detectada e tratada precocemente, frequentemente antes de os sintomas estarem presentes, reduzindo assim as consequências sérias.

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: tratamento e cuidados após o tratamento.

A prevenção terciária está relacionada aos serviços de assistência e de reabilitação para evitar a deterioração clínica e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ou seja, diferentemente do nível de atuação primária, o foco da atenção terciária é evitar complicações em pacientes já diagnosticados.

Higiene: o primeiro passo para prevenir doenças.

Princípios de promoção da saúde
Concepção holística. Intersetorialidade. Empoderamento. Participação social.

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

- Quando fazer o preventivo? Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

A importância de ações que estabeleçam meios de prevenção de acidentes de trabalho, está em preservar a saúde e integridade física dos funcionários, bem como, proteger a empresa de possíveis penalizações por eventuais acidentes.

Manter o corpo em movimento é a chave de sucesso para quem busca saber como prevenir doenças e ter uma saúde melhor. A prática de atividades físicas regulares evita problemas, como diabetes, colesterol, obesidade, osteoporose e hipertensão.

Níveis de prevenção em Saúde

  • Prevenção primária.
  • Prevenção Secundária.
  • Prevenção Terciária.
  • Prevenção Quaternária.
  • Prevenção Quinquenária.
  • Doenças Bacterianas. Existem diversas doenças bacterianas, algumas brandas e outras mais graves,... ...
  • Doenças genéticas. As doenças genéticas estão relacionadas com alterações na sequência de... ...
  • Doenças Psicológicas. ...
  • Doenças sexualmente transmissíveis. ...
  • Micoses. ...
  • Protozooses. ...
  • Verminoses. ...
  • Viroses.

Ação ou efeito de prevenir, de prever por antecipação. Etimologia (origem da palavra prevenção). A palavra prevenção deriva da junção do verbo prevenir, do latim "praevenire", com o sentido de tomar a frente, e do sufixo -ção.

1 advertência, aviso, cautela, cuidado, diligência, precaução, previdência, previsão, providência, prudência, resguardo, sobreaviso. Preparação antecipada: 2 disposição, mão-posta, medida, premeditação, preparação, preparativo, preparo.