Qual e o objetivo da orientação?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A orientação profissional é um processo que visa aumentar o autoconhecimento do cliente a respeito de características pessoais necessárias para escolher uma profissão, além de ajudá-lo a vencer possíveis medos, resistências ou crenças equivocadas que atrapalhem suas decisões.

Orientador profissional é a pessoa que pode te ajudar a fazer escolhas profissionais ao longo da sua vida. Ele não ajuda só jovens saindo do Ensino Médio, mas também universitários que querem mudar de curso, adultos que querem fazer transição de carreira, idosos que querem se preparar pra aposentadoria, etc etc etc.

Quais os benefícios da orientação profissional? São inúmeros os benefícios da orientação profissional. O principal deles é o autoconhecimento adquirido no processo. Descobrir qual profissão seguir é entender sobre o próprio objetivo de vida e o que fazer para chegar até ele.

Os quatro tipos de orientação de mercado
São elas: produção, produto ou serviço, vendas e marketing.

Os pontos cardeais são pontos de referência estabelecidos para a orientação na superfície terrestre. Eles são quatro: norte (N)
...
São eles:

  • nordeste (NE), entre o norte e o leste;
  • sudeste (SE), entre o sul e o leste;
  • sudoeste (SO), entre o sul e o oeste;
  • noroeste (NO), entre o norte e o oeste.

A orientação é a ação e o efeito de orientar. Este verbo, por sua vez, refere-se ao ato de colocar algo numa determinada posição relativamente aos pontos cardinais, informar alguém quanto aquilo que ignora e deseja saber ou dirigir e encaminhar alguém ou algo em direção a um determinado local ou lugar.

Auxiliar os alunos a se conhecerem e escolherem com segurança as profissões que desejam seguir passa também pela chance de estabelecer uma relação de confiança e diálogo entre os jovens e seus pais. Além disso, a orientação profissional serve para guiar os pais em relação à vida profissional de seus filhos.

Seu papel é propiciar a reflexão, o autoconhecimento e a ampliação do entendimento do mundo do trabalho, para que os estudantes tenham mais elementos para fazer escolhas com menos ansiedade e mais segurança.

Com base nesta compreensão, Moura (2001) propõe um modelo de Orientação Profissional comportamental em três etapas: 1) Autoconhecimento; 2) Conhecimento da Realidade Profissional; e 3) Apoio à Tomada de Decisão.

Compreenda os interesses profissionais
Ao fazer a orientação profissional, serão levantados os seus interesses, comportamentos, conhecimentos, habilidades e motivações para descobrir em que área você tem facilidade e gosta de atuar, pois toda pessoa nasce com uma vocação que pode ser transformada em profissão ou não.

Os três tipos principais de métodos de orientação profissional são o coaching, o mentoring e o counseling, sendo certo haver outros tantos.

No contexto brasileiro, a Orientação Profissional é compreendida como a ajuda para a tomada de decisão em momentos específicos, tais como: a passagem de um ciclo educativo a outro; a transição dos estudos ao mundo do trabalho; mudança de ocupação ou emprego ou preparação e adaptação para a aposentadoria.

O processo, também conhecido como orientação de carreira, acontece com a companhia de um profissional – geralmente um psicólogo – que deve entender cada indivíduo em seu íntimo. Este profissional deve analisar cada pessoa levando sempre todas as suas características, desejos, expectativas e ideias em consideração.

A orientação profissional é recomendada para toda pessoa que precisa decidir qual carreira quer seguir profissionalmente. Isso vale para quem vai prestar vestibular, independentemente da idade, e para quem não está satisfeito com a vida profissional que tem e percebe que precisa mudar o rumo da carreira.

Qual é a origem da palavra orientação? A palavra orientação deriva de «orientar + -ção»; por sua vez, orientar vem de «oriente + -ar, por influxo do fr[ancês] orienter (1680)».

Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.