Qual é o objetivo da mediação?

Perguntado por: isales . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

O objetivo da mediação é prestar assistência na obtenção de acordos, que poderá construir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre seus interesses e necessidades.

Ainda para MORAES (1999), algumas características da mediação que são às seguintes: privacidade, economia financeira e de tempo, oralidade, reaproximação das partes, autonomia das decisões e equilíbrio das relações entre as partes.

Melhorar as relações interpessoais e incentivar o diálogo para a resolução de conflitos. - Para os gestores Promover o diálogo e construir as regras coletivamente.

A mediação é um meio de gestão de conflitos que estimula o diálogo e a construção conjunta de decisões, ou seja, convida todos(as) os(as) envolvidos(as) a fazerem parte da decisão e da mudança. É um espaço de diálogo e de confiança em que não há julgamentos, acusações ou análise de documentos.

Acompanhe abaixo o nosso artigo de hoje.

  • Conciliação. Trata-se de um processo consensual, onde o conciliador, sempre em posição imparcial, orienta as partes de forma ativa para chegar a um acordo. ...
  • Mediação. Diferentemente da conciliação, o agente terceiro não tem participação ativa na mediação. ...
  • Autocomposição. ...
  • Arbitragem.

1.3.9 Princípios na Lei de Mediação
I - imparcialidade do mediador; II - isonomia entre as partes; III - oralidade; IV - informalidade; V - autonomia da vontade das partes; VI - busca do consenso; VII - confidencialidade; VIII - boa-fé.

A mediação é mais utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos. Já a conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples ou restritos, nos quais o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa para a resolução do problema.

Conheça as 6 técnicas de mediação de conflitos mais eficazes

  • Escuta ativa. Um dos principais trabalhos do mediador é esclarecer os conflitos trazidos a uma sessão, utilizando uma técnica específica para ouvir os fatos expostos por cada litigante. ...
  • Rapport. ...
  • Sessões individuais (caucus) ...
  • Brainstorming. ...
  • Parafraseamento. ...
  • Resumo.

A principal vantagem é a possibilidade de resolver o conflito de forma mais rápida, menos onerosa e menos desgastante. Outro ponto é que a resolução costuma ser considerada mais justa já que os próprios envolvidos a constroem.

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito.

Tanto a arbitragem quanto a mediação podem ser ferramentas utilizadas na resolução desse tipo de conflito de uma maneira mais rápida e amigável. Casos como divórcios, disputas de guardas e disputas de herança e patrimônio são alguns que se enquadram neste tipo de solução.

O uso de mediadores culturais possibilita para todas as pessoas, com ou sem deficiência, o desenvolvimento dos processos psicológicos internos e da habilidade de organizar funcionalmente o próprio comportamento.

O mediador deve ser objetivo para facilitar a organização do diálogo entre os mediados que normalmente, está tão confuso, leva a equívocos e a conclusões precipitadas, não os permitindo compreender a complexidade do conflito, do que está sendo dito e da importância desse momento para as suas vidas.

Mediação pedagógica é uma a atitude ou o comportamento do professor, que se promove o papel de incentivador ou motivador no processo de ensino e aprendizagem, enfatizando o diálogo, a troca de experiências, o debate e a provocação de situações, vivenciadas pelos educandos (MASETTO, 2000).

O mediador deve manter a escuta ativa sempre presente, retirando o foco das posições e buscando identificar os interesses, conduzindo à construção de novas perspectivas para o futuro e à reformulação dos papéis dos participantes. Vale ressaltar que o primeiro a falar deve ser o solicitante.