Qual é o objetivo da Geografia Crítica?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 16 votos

A Geografia crítica é uma ramificação ou uma linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelo homem, além de todas as relações sociais (campo x cidade, cultura, economia, guerras, etc.).

A geografia crítica sucede a corrente do pensamento geográfico denominada nova geografia ou geografia quantitativa, que surgiu durante a Guerra Fria, em meados do século XX, na Inglaterra, Estados Unidos e Suécia – corrente que, pautada em métodos quantitativos, encobria o compromisso ideológico de justificar a ...

A expressão Geografia Crítica foi criada na obra “A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”, de Yves Lacoste. Essa corrente de pensamento geográfico surgiu na França, em 1970, e depois na Alemanha, Brasil, Itália, Espanha, Suíça, México e outros países.

A geocrítica é uma tendência do pensamento geográfico que se define pelo objetivo de elaborar uma crítica radical ao capitalismo pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza e, em que pese sua elevada heterogeneidade teórico-metodológica, tem no marxismo o seu referencial epistemológico, político- ...

O conceito de região foi concebido como não sendo “um recorte geográfico qualquer” nem “um território em sentido amplo (mas sim um tipo específico de território)”, bem como não se trataria de “uma simples escala intranacional”, posto que para que “a região exista é necessário que o território que a constitui seja a ...

A geografia marxista é o exame marxista da sociedade "do ponto de vista do espaço, lugar, escala e transformação humana da natureza". Os geógrafos marxistas argumentam que incorporar o pensamento marxista à Geografia enriquece o pensamento geográfico.

A geografia critica é uma corrente de ideias que veio romper a neutralidades da geografia existente, ou seja, a tradicional. Essa corrente traz ao homem capitalista uma reflexão de como usar o espaço.

A Geografia Crítica pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da população ao analisar criticamente as relações entre as pessoas e o espaço em que vivem, levando em consideração as questões sociais, políticas, econômicas e culturais envolvidas.

A Geografia do Comportamento, ou Geografia Comportamental é uma abordagem da Geografia Humana que examina o comportamento humano através de diversos ramos do conhecimento. Geógrafos do comportamento se focam no processo cognitivo envolvido na percepção espacial, na tomada de decisões e no comportamento humano.

O ensino de geografia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, na valorização dos autores e conteúdos clássicos, pode contribuir para a tomada de consciência do sujeito sobre seu local de vivência, na identificação dos problemas sociais e ambientais e suas causas/consequências e na reflexão sobre as ...

Correntes do Pensamento Geográfico

  • I) Geografia Moderna. ...
  • II) Geografia Tradicional. ...
  • III) Geografia Quantitativa/Teórica/Nova Geografia. ...
  • IV) Geografia Crítica/Radical. ...
  • V) Geografia Humanista.

Em suma, a visão desse autor era que, se não poderia haver uma geografia marxista propriamente dita, haveria uma complementaridade entre teorias marxistas e pesquisas geográficas, já que o espaço constituiria o “domínio estratégico por excelência”, influindo decisivamente nas lutas políticas.

A Geografia Humanista procura um entendimento do mundo humano através do estudo das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico, bem como dos seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar (TUAN, 1982).

No ano de 1966, Yves Lacoste publicou sua obra Geografia do Subdesenvolvimento. A partir desse fato teve início as primeiras propostas oriundas das idéias da Geografia crítica no Brasil.

Professor II: A Geografia pode conduzir o sujeito/aluno a uma formação consciente do espaço e do raciocínio crítico, pois a mesma vai além do conhecer e localizar, ela inclui analisar, questionar, investigar e compreender a dinâmica das práticas sociais nos diferentes espaços.

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Resposta verificada por especialistas
A principal crítica realizada pelo texto é em relação à generalização dos países que compõem a América Latina. O autor menciona que os demais países possuíram diferentes formas de influências de outros países europeus na sua formação.

A partir da década de 1960, a Geografia Pragmática começou a sofrer duras críticas, uma das principais é o fato de não considerar as peculiaridades dos fenômenos, pois o método matemático explica o que acontece em determinados momentos, mas não explica os intervalos entre eles, além de apresentar dados considerando o “ ...

Engels e Marx conceberam a teoria que ficou conhecida como marxismo, uma análise econômica da sociedade capitalista e do conflito entre classes como vetor de mudança social. O marxismo concebe a história e a sociedade a partir das condições materiais de existência e da luta de classes.