Qual é o objetivo da fração?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais; Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor; Uma fração é um número racional.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos.

Um dos primeiros contatos em sala de aula dos alunos com as frações deve ser o de contextualizar situações problema vivenciados por eles. Como exemplo, pede-se que os alunos representem situações como dividir uma 6 balas para 10 crianças, ou uma pizza cortada em 4 partes dividida em 3 crianças.

A segunda competência específica da matemática na base é desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação, a capacidade de produzir argumentos convincentes, para que por meio dos conhecimentos matemáticos seja possível compreender e atuar no mundo.

A BNCC propõe um ensino de Matemática que, por meio da resolução de problemas, leve o aluno do Ensino Fundamental a articular os diversos campos da Matemática – Aritmética, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade - e, ainda, a desenvolver a capacidade de agir matematicamente nas mais ...

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Uma fração é representada, de forma escrita, por dois números inteiros, sendo um, o numerador, e o outro, o denominador. Onde a é o numerador, o número que fica acima, e b, o denominador, o número que fica embaixo.

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. Identificar a relação entre frações, números decimais e a notação decimal da fração.

Contudo, notaram que muitos terrenos não eram compostos somente por números inteiros, havia os terrenos que mediam partes daquele total. Foi a partir disso, que os geômetras dos faraós do Egito, começaram a utilizar os números fracionários. Note que a palavra Fração é proveniente do latim fractus e significa “partido”.

Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente. Todas essas frações são próprias.

Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas. A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro. Observe a leitura e a representação das seguintes frações.

As dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem de frações são gritantes, provavelmente porque o aluno não compreende a fração como uma divisão do todo em partes iguais, o que contribui para a ocorrência de erros conceituais.

Repartir entre dois, três ou quatro amigos é uma possibilidade de estudar as noções de metade, um terço, um quarto. Nesse momento de primeiros contatos não é necessário utilizar a palavra “fração” ou nomear os seus termos. Permita que os alunos percebam a divisão do todo (seja contínuo ou não) em partes iguais.

Jogo constituído de 24 cartelas de bingo, cada uma contendo 24 frações. Joga-se da mesma maneira que o bingo tradicional, sorteando-se uma fração, pronunciando ela em voz alta, e os alunos marcando na sua cartela caso esta contenha a fração sorteada. Ganha quem marcar uma linha, uma coluna ou uma diagonal.