Qual é o objetivo da estimulação sensorial?

Perguntado por: dcastro5 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A estimulação sensorial é importante porque é através dos sentidos que as crianças conhecem o mundo tal e qual como é, adquirem ferremantas que mais tarde ajudarão nas competências como, a preparação para a aprendizagem da escrita, da matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da ...

“As crianças tendem a aprender mais quando os sentidos são estimulados. Dessa forma, as atividades sensoriais são importantes para o desenvolvimento infantil. Com elas, criam-se possibilidades para que os pequenos conheçam o mundo por meio dos cheiros, texturas, sons e sabores.”

Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Eles não precisam ser comprados, são fáceis de fazer e podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza.

Visão –Alteração de luz, posicionamento, visionamento de fotografias e vídeos; Olfato – Estímulos olfativos pela experimentação e variação de essências e odores agradáveis; Audição – Falar em voz alta, audição de musica; Paladar –Experimentação de diferentes alimentos.

Tato, olfato, paladar, audição e visão são os mecanismos que possibilitam perceber as texturas, aromas, sabores, sons, além dos estímulos visuais. Logo, os pais e professores devem estimular a criança à adesão aos brinquedos sensoriais, pois eles estimulam esses sentidos e ajudam a desenvolver a criatividade.

Quais atividades estimulam o desenvolvimento sensorial?

  1. Toque de texturas. Se a criança sente um incômodo fora do normal ao tocar em determinadas texturas, o terapeuta vai estimular esse contato aos poucos. ...
  2. Brincadeiras com formas. ...
  3. Toque do nariz. ...
  4. Balanço e gira-gira. ...
  5. Tapete sensorial. ...
  6. Trenzinho humano. ...
  7. Estímulo com pressão.

Quem realiza Estimulação Sensorial? O Terapeuta Ocupacional.

A estimulação sensório-motora (ESM) para recém-nascidos (pré-termo e a termo) e lactentes na unidade de terapia intensiva (UTI) é uma intervenção precoce que inclui uma série de estratégias com o objetivo de melhorar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) pela promoção de estímulos sensoriais e com base no nível de ...

Em suma, as atividades sensoriais são aquelas que estimulam os sentidos das crianças, ou seja, audição, olfato, paladar, tato, visão, propriocepção, e vestibular.

Objetivo. Produzir e apreciar trabalhos artísticos em composições desenvolvidas a partir de texturas naturais, valorizando a diversidade de formas existentes na natureza, obtendo conhecimento e a livre expressão na sua construção.

OBJETIVOS: Na tendência de perspectiva mais tecnicista é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade.

Melhora a coordenação motora, a concentração e o raciocínio
A ativação da percepção sensorial é importante em todas as fases da vida, mas antes dos 7 anos ela é ainda mais fundamental. Afinal, este é o momento em que a criança consegue aprender mais, sendo considerada uma esponja para o conhecimento.

Os cinco sentidos humanos, responsáveis pela captação de informações do meio, são a visão, audição, paladar, olfato e tato. Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Sistema Sensorial Infantil

  • Tato – 1° Sentido. ...
  • Olfato – 2° Sentido. ...
  • Paladar – 3° Sentido. ...
  • Visão – 4° Sentido. ...
  • Audição – 5° Sentido.

Os sete sentidos. Possuímos 7 sentidos: visão, audição, olfato, tato, paladar, equilíbrio e proprioceção. Todos estes sentidos são captados por milhares recetores no nosso corpo e interpretados pelo nosso cérebro, normalmente, de forma automática.

É a capacidade de interpretar espacialmente, cada segmento corporal, tanto em situações estáticas como nas atividades dinâmicas (com movimento).

Em alguns casos, a criança autista pode apresentar sensibilidade sensorial, podendo ser hipersensível e/ou hipossensível aos estímulos sensoriais. Ou seja, seus sentidos podem captar mais ou menos informações que o normal. Entretanto, é preciso lembrar que todas as crianças são diferentes e possuem suas singularidades.

Significado de Sensorial
Sensível, percebido através dos sentidos; palpável: fenômenos sensoriais. Referente ao processo por meio do qual um estímulo, interno ou externo, causa uma reação (física ou emocional): sistema sensorial. Etimologia (origem da palavra sensorial). Do francês sensoriel.

Os jogos sensoriais são aquelas atividades que trabalham um ou mais dos sentidos: tato, audição, visão, paladar e olfato. Permite estimular a imaginação, desenvolver habilidades, interagir com o entorno e canalizar a frustração.

Transmissão. O objetivo de todo sistema sensorial é enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central ou para alguma região que possa corretamente analisar e processar a informação, como a medula vertebral ou até mesmo alguns gânglios nervosos.

Estimular os diversos canais sensoriais de forma integrada (visão, tato, olfato, paladar). Favorecendo a criança reconhecer seu próprio corpo suas funções e as sensações, desenvolvendo a percepção sensorial, presentes em seu cotidiano.