Qual é o objetivo da arte gótica?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.

Pinturas da arte gótica
Entretanto, foi muito utilizado nas igrejas, principalmente como recurso de doutrinação. Muitos dos fiéis da época eram analfabetos, então a igreja buscava outras formas de transmitir as mensagens de Deus através das imagens de santos, cenas da vida de Jesus, entre outras figuras religiosas.

Principais características da arte gótica
Naturalismo. Simbolismo. Religiosidade. Dinamismo.

A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. As paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus.

Religião e simbolismo. A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

7 elementos que definem a arquitetura gótica

  1. Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  2. Torres pontiagudas e esguias. ...
  3. Grande iluminação interior. ...
  4. Uso de vitrais. ...
  5. Uso de paredes mais finas e leves. ...
  6. Grande ornamentação. ...
  7. Abóbodas em cruzaria.

A arte gótica simboliza a arquitetura das catedrais católicas, refletindo na escultura e pintura no final da Idade Média. Nos primórdios da Idade Média o centro da vida social estava no campo e o desenvolvimento intelectual e artístico ficava restrito aos mosteiros.

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

Nessa sociedade marcada pelo feudalismo e cristianismo como polos dinamizadores da cultural, surgiu a arte medieval, que teve como finalidade servir à majestade do poder temporal e religioso, sendo feita para reverenciar ambos.

Contexto Histórico
A arte gótica, de um modo geral, surgiu durante o fim do Feudalismo e início da criação das cidades, momento em que as categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio estavam crescendo, mesmo sob a forte influência do clero na vida social e política.

A arte gótica ficou conhecida como a arte das catedrais. Um dos pontos mais marcantes desse período, foi a arquitetura dessas igrejas, responsáveis por protagonizarem o estilo como um todo.

Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.

Gótico lanceolado, de 1200 a 1300. Gótico radiante, irradiante ou rayonnant (século XIV de 1300 a 1400, uso de linhas radiais na traceria). Gótico perpendicular (Inglaterra, século XIV, uso de linhas perpendiculares). Gótico flamejante ou flamboyant (França, de 1400 a 1500).

Este estilo artístico se manifestou na pintura, na escultura e, principalmente, na arquitetura das igrejas, catedrais, castelos, palácios e prédios públicos.

A pintura teve um papel importante na arte gótica pois pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade, com o nítido objetivo de emocionar o expectador.

Gótico é o adjetivo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, o povo germânico. O termo ganhou também a conotação de duro ou bárbaro, e desde o século XVIII também é usada para se referir a coisas diferentes, distintas e excêntricas.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e a ela estará atrelada à pintura e à escultura. A desmaterialização das paredes, agora mais finas e leves, bem como a distribuição da luz no espaço, possibilitada por um número maior de vãos e janelas, permitiu um espaço mais livre e luminoso.

1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.