Qual e o objetivo da arte do grafite?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O objetivo é, principalmente, tecer uma crítica social. Grafite vem da palavra italiana “graffito”, que significa literalmente “escrita feita com carvão”. O grafite é, por norma, muito perecível ao tempo e às circunstâncias uma vez que esse tipo de obra não possui proprietário nem vigia.

Alcides afirma que o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive e é reconhecido como uma arte democrática e manifestação genuína da criatividade popular.

A arte urbana, como grafites e murais, além de transformarem espaços públicos monótonos e sem graça em áreas vibrantes e atraentes, também criam um senso de comunidade e orgulho local.

Além de promover uma visão mais crítica do mundo, pois boa parte dos grafites transmitem mensagens de cunho social apontando problemas da comunidade ou sociedade.

“Por meio do grafite, estudantes e comunidade escolar podem dialogar com a cidade, expressar ideias, sentimentos e pensamentos, um ganho para a educação que prioriza a formação integral dos nossos jovens”, afirma a Professora Roseli Ventrella, da equipe de Arte da Secretaria Estadual da Educação.

Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. Foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo.

Speto

Eduardo Sá, conhecido como Speto, é um dos pioneiros do grafite no Brasil e se destaca pela sua técnica apurada e pela mistura de influências do folclore brasileiro e da cultura popular.

possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

São pinturas e desenhos feitos nas vias públicas, em locais por onde transitam muitas pessoas, que buscam ocupar o espaço trazendo uma mensagem para quem vê.

Na sociedade, culturalmente, o picho é visto como sujeira e vandalismo, enquanto o grafite acabou se tornando sinônimo de arte e é reconhecido com algo visualmente agradável e bonito, diferente das pichações em preto e com letras difíceis de serem compreendidas.

Os tipos de grafite
O grafite costuma ser dividido em dois grupos: spray art, promovida com o uso de spray, em geral de modo rápido, utilizando formas ou palavras simples e breves; stencil art, feita a partir de um cartão com formas recortadas que são colocadas no local desejado e recebem o spray de tinta.

A partir do graffiti os jovens podem sentir-se mais valorizados, pois trarão algo que está na rua, ultrapassando os muros da escola, fazendo com que todos repensem e revejam posturas e reelaborem as questões de cidadania, de forma espontânea estimulando os jovens a se tornarem sujeitos ativos e atuantes.

O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de serem considerado um ato de vandalismo (pichar muro e patrimônio público).

Embora autoral, o graffiti é arte intrinsecamente democrática. O desenho fica exposto a toda população sem distinção ou restrição – basta olhar a cidade. A efemeridade lhe insere um sentido de desprendimento. A noção de posse da obra é eliminada.