Qual é o objetivo da arte contemporânea?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A arte contemporânea permite que o artista se expresse através das mais variadas formas; com o uso de materiais do cotidiano a arte passou então a interagir com as pessoas, saindo de museus e indo ao encontro da população, com o objetivo de fazer pensar e fazer com que as pessoas reflitam sobre a arte e ...

A arte contemporânea é marcada pela valorização para além da obra em si, mas também da percepção do artista no momento de criação. O que importa neste modelo de arte é o processo de criação como um todo, que acaba se fundindo à própria obra.

Geralmente busca refletir angústias e anseios da sociedade, e pode nos ajudar a compreender e interpretar os acontecimentos no mundo e em nossas vidas. Selecionamos 5 artistas contemporâneos que apresentam trabalhos importantes.

Os temas de cada volume são:

  • Do Moderno ao Contemporâneo.
  • Narrativas Enviesadas.
  • Tempo e Memória.
  • Corpo, Identidade e Erotismo.
  • Espaço e Lugar.
  • Da Política às Micropolíticas.

Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela. Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna.

Podemos considerar que a arte contemporânea começa a dar frutos a partir de movimentos como a pop art e o minimalismo, que tiveram como solo fértil os EUA na década de 60. Nesse momento, o contexto que se vivia era do pós-guerra, do desenvolvimento tecnológico e do fortalecimento do capitalismo e da globalização.

Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.

A arte possibilita um diálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiantes para o apreciador e, algumas vezes, os materiais utilizados na própria composição propõem uma reflexão sobre o significado da arte. Um novo tipo de sociedade condiciona um novo tipo de arte.

Movimentos artísticos contemporâneos
Nesse movimento, os artistas buscavam provocar reflexões nos espectadores com o choque frente às produções (questionando a natureza da arte) e a própria indagação sobre os padrões estipulados para a arte.

Assim, com o passar dos anos, a arte contemporânea no Brasil conquistou mais espaço e, logo, parou de seguir algumas tendências internacionais. Desse modo, criou a sua própria identidade artística e, assim, se transformou em uma vanguarda a ser copiada e admirada ao redor do globo.

O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.

Enquanto artistas do passado tinham uma opção limitada de escolhas (grafite, carvão, tinta, argila, por exemplo), os de hoje podem usar qualquer coisa. Mesas, cadeiras, pedras, sapatos, feno, barras de ferro, fotografias antigas. Tudo pode se transformar em material para a arte.

Informalidade. Liberdade de expressão. Pontuação relativa. Aproximação da linguagem popular e coloquial.

A arte moderna começa a se desenvolver em meados do século XIX, na época da Revolução Industrial, e segue até mais ou menos a década de 1960. Ela surge com uma proposta de romper com os padrões formais da academia. Por isso, traz outras linguagens que vão além da pintura e escultura, a exemplo da fotografia.

  • Yayoi Kusama
  • Jeff Koons
  • Anthony Abdel Karim
  • Takashi Murakami
  • Jean-Michel Basquiat
  • Damien Hirst

As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes.