Qual é o objetivo da aliteração?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.

O que é Aliteração:
A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”. As aliterações são caracterizadas por serem repetições harmoniosas e ritmadas.

As palavras que iniciam com o mesmo som ou grupo de sons apresentam aliteração (pato-paca). As aliterações são conhecidas pelo uso da repetição de forma harmoniosa e ritmada. E é um importante recurso linguístico, que compõe o grupo das figuras de linguagem de som/fonética.

Aliteração é a figura de linguagem que utiliza a repetição de sons consonantais no enunciado para criar um jogo sonoro entre as palavras, gerando sentidos a partir disso.

A aliteração, portanto, é diferente da rima, que trabalha com a repetição de sons no final das palavras. Por exemplo: no trava-língua “três tigres tristes para três pratos de trigo”, podemos perceber um exemplo de aliteração, pois há várias palavras que começam com a letra T e, por isso, produzem sons semelhantes.

É importante conhecer os objetivos de aprendizagem voltados às crianças bem pequenas, ou seja, para ascrianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses de idade, relacionando-os aos campos de experiências. conforme prevê a BNCC.

Garantir as condições necessárias para que todos os alunos sejam capazes de viver em sociedade. Promover entre os alunos o exercício da cidadania por meio da compreensão da realidade que estão inseridos. Oferecer uma formação intelectual para que o aluno consiga ingressar no mundo do trabalho.

Por meio de atividades psicomotoras desenvolve as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, propiciando a criança melhor coordenação. As atividades psicomotoras também auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, pois o desenvolvimento físico-motor e cognitivo caminha juntos.

A gente viu que aliterações são as semelhanças sonoras que aparecem no começo de palavras. E que rimas são semelhanças sonoras que aparecem no final da palavra. Essas duas características de poemas ou de músicas são bastante importantes às vezes se quisermos dar uma sonoridade e criar uma beleza para o poema.

A aliteração também é uma figura de som ou harmonia. Porém, é caracterizada pela repetição de consoantes ou sílabas. Assim, tanto a aliteração quanto a assonância são caracterizadas pela repetição. No entanto, a repetição de vogais é o que define a assonância.

Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais.

Aliteração e Assonância

  • Aliteração: “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Bem Jor): repetição das consoantes “ch”.
  • Assonância: “Essa desmesura de paixão, é loucura do coração” (Djavan): repetição das vogais “ão”.

Assonância é a figura de linguagem que usa a repetição de sons vocálicos (isto é, das vogais) para criar efeitos no texto. Não deve ser confundida com a aliteração, que se caracteriza pela repetição de sons consonantais.

A consciência de rimas e aliterações envolve a consciência de elementos intras-silábicos (Ataque e Rima'). Palavras que apresen- tam a mesma Rima' da sílaba são palavras que rimam (sabão - fogão) e palavras que apresentam o mesmo Ataque configuram aliterações (macaco - menino).

A Aliteração é uma sequência de palavras com a mesma relação semântica onomatopaicos. A aliteração vem sendo considerada recurso fônico de intensificação. A aliteração é usada como recurso de estilo em poesia que possibilita em certas poesias antigas reconstituir uma pronúncia que desapareceu na transcrição.

Esse é um recurso sonoro chamado aliteração, que consiste na repetição de um mesmo fonema consonantal ao longo dos versos.

Figuras de som são figuras de linguagem associadas à sonoridade de vocábulos ou expressões. Desse modo, em um texto que apresente uma repetição intencional de consoantes, podemos identificar a aliteração, mas se for uma repetição de vogais, temos a assonância.

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas (Bryant &Bradley, 1985).

Fonema é um som distintivo em uma língua. Na prática, isso quer dizer que, se esse som for trocado por outro em uma palavra, tem-se uma nova palavra, de sentido diferente.