Qual é o número que vem antes do infinito?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Neste sentido, o número que vem antes do infinito é infinito.

O símbolo do infinito, também conhecido como Oito Deitado, representa o conceito do que seria a eternidade, como algo que não tem um começo nem fim. O atual símbolo utilizado como se referir ao infinito – Oito Deitado – recebe este nome por ter a forma do número oito na posição horizontal.

Ou seja: 1/0 = infinito. De modo que 1/0, embora 1/0 seja indefinida no conjunto dos números, ficaria definido através do objeto não numérico infinito. O que pode-se dizer de uma tal tentativa de atribuir um resultado à divisão 1 / 0 ? Bem, isso até pode ser feito.

No senso comum, o “infinito” é definido como a negação do finito: o que não é limitado, o que não termina. Para os matemáticos, há uma alternativa mais direta: um conjunto é infinito quando sobra espaço dentro dele mesmo.

Outro número imenso com nome próprio é o googolplex. Um googol é 10100, que já é maior do que o número estimado de partículas no Universo (1089 ). O googolplex é 10googol.

Historiadores acreditam que os números surgiram antes da escrita por uma necessidade prática de contar a produção agrícola (frutas, verduras, hortaliças, cereais, etc). O primeiro registro que temos sobre o número 1 é a representação por um traço em ossos, encontrados no Congo e com idade estimada em 20 mil anos.

Resposta: O infinito nunca acaba, então nada vem depois dele.

Não precisa contar: trata-se de um número 1 seguido de 100 zeros - ou, como preferem os matemáticos, 10 elevado a 100 (10^100). O gugol é tão grande que supera a quantidade de átomos que existem no Universo (estima-se hoje que eles seriam em torno de 10 elevado a 80 - ou 10^80).

b) O menor número é o ZERO e o maior não se pode determinar, pois o conjunto N é infinito.

zero, mil, milhão, bilhão, trilhão, quadrilhão, quintilhão (quinquilhão), sextilhão, septilhão, octilhão, nonalhão, decilhão, undecilhão, dodecilhão, tredecilhão, quatrodecilhão, quindecilhão, sedecilhão, septendecilhão, octencilhão, nonencilhão, vigintilhão, trintetilhão, quntetilhão, sextetilhão, nonentilhão...

Assim, os números naturais são um exemplo de um conjunto infinito, ou seja, que não tem fim, não acaba nunca. O símbolo do infinito (um “oito deitado”) representa esta idéia de algo a que nunca se chega.

Depois, temos: trilião = um milhão de biliões (a unidade seguida de 18 zeros); quatrilião = um milhão de triliões (24 zeros);

Como de fato a presença de um “zero” era necessária, no século III a.C., uma civilização criou um símbolo para representá-lo: os babilônicos. Eles utilizavam o símbolo ou para representar a ausência de um valor numérico. Hoje utilizamos o símbolo 0 no sistema hindu-arábico com a mesma função.

Em resumo, como já encontramos 20 números de 1 a 99, poderemos concluir que de 1 a 999, o algarismo 1 comparece 20 + 280 = 300 vezes.

Tal como acontece com inteiros, duas casas decimais finitas com diferentes números significam números diferentes (ignorando os zeros). Em particular, qualquer número da forma 0,99…9, onde o 9 eventualmente para, é estritamente inferior a 1. Essas são muitas provas que 0,999… = 1.

O que vem no fim do infinito? Resposta: A letra O.