Qual é o número ideal de filhos?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

Sendo assim, a decisão de se ter mais um filho depende exclusivamente da análise de sua vida atual e das expectativas que vocês como casal possuem para o futuro. Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais.

Dê tempo ao corpo. Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.

Quando bem criados, os filhos únicos podem desenvolver um ótimo desempenho escolar e também um melhor vocabulário comparado com outras crianças, justamente por conviverem com adultos. Além disso, ter a atenção dos pais pode ajudar na autoestima da criança.

Benefícios de ter um filho
Os pesquisadores afirmam que o convívio maior com adultos e a atenção recebida quase que exclusivamente pelos pais poderiam explicar o fenômeno, já que os filhos únicos tendem a ser mais estimulados durante o desenvolvimento do que aqueles que têm irmãos, especialmente mais velhos.

Há estudos recentes interessantes sobre isso: uma pesquisa feita na Holanda, por exemplo, concluiu que, se uma mulher quer ter 90% de chance de ter uma família com três filhos, ela precisa começar a tentar quando ainda tem 23 anos de idade. Se ela quiser dois, o ideal seria começar quanto tem por volta de 27 anos.

No livro de "Gênesis" diz: criou Deus, pois o homem, a Sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher, os criou; e Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, e enchei a terra. Deus planejou a família, deu ao homem e a mulher, a condição de gerarem filhos.

Ter uma família grande pode ser benéfico para o coração da matriarca, segundo cientistas norte-americanos. Eles descobriram que mulheres que passam por quatro ou mais gestações têm menos chances de morrer de problemas coronarianos do que aquelas que não tiveram filhos.

É mais fácil engravidar do segundo filho? Taí uma questão clássica que surge com frequência nas consultas ginecológicas. A resposta, porém, pode surpreender: não é porque você já gestou anteriormente que o processo até parir um novo bebê vai ser mais fácil.

Entenda a importância de ter um irmão
É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores. Ou seja: no cotidiano, eles prestam atenção no que o outro está fazendo, na experiência vivida, no exemplo a ser seguido.

Em alguns casos, a criança pode começar até mesmo a ter problemas de sono ou ficar mais introvertida. Porém, ela também passa a demonstrar mais carinho e fica interessada no bebê. Ou seja, as questões socioemocionais são as principais mudanças e que exigem maior atenção.

6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade. Os irmãos perdem um pouco o companheirismo devido à idade, pois nem todos os interesses são iguais. Mais de 8 anos – O filho temporão tem características comuns ao filho único.

Escolher ter um segundo filho é dar um grande amigo ao seu primeiro filho. A convivência com o irmão ajudará a ensiná-lo o valor da amizade e da confiança, além de servir como distração para os dois, dando mais tempo e espaço para que a mãe organize suas coisas e faça outras atividades em sua rotina.

Quais pontos devo considerar antes de tomar a decisão? O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.

A maternidade é uma possibilidade e não um dever. Ou seja, ser mãe é uma escolha, não uma obrigação que devemos atender por ser mulher. Ser mãe muda a vida de alguém completamente. Embora na nossa cultura essa situação ainda seja tratada como obrigação, a maternidade deve sempre ser uma opção e nunca uma imposição!

Bons motivos para dar um irmãozinho ao seu filho
A convivência entre irmãos é uma convivência de partilha, seja de objetos ou de atenção. Com um irmão, seu filho vai ter que aprender a dividir, o que pode ser bastante útil para lidar com outros relacionamentos.

"Não querer ter filhos não é crime. Pelo contrário. É uma decisão difícil. Uma decisão de amor ao mundo, de amor ao próximo e de amor a si próprio".

No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil.