Qual é o número do WhatsApp do Ministério do Trabalho?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O canal conta com telefone whatsapp (11) 2113-2810 para esclarecimento de dúvidas sobre diversos assuntos tratados pelo ministério do trabalho.

O endereço de e-mail do Ministério do Trabalho é o trabalho.sp@mte.gov.br.

Desta forma, orientamos que, caso ocorra dificuldades no atendimento imediato, o cidadão poderá tentar novamente, pois, nossa Central Alô Trabalho funciona das 07 às 19 horas.

Dúvidas e esclarecimentos poderão ser feitas no telefone 158 do Ministério do Trabalho e Previdência.

Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), que também é lançado nesta data; nas unidades de atendimento do Sine; no documento que ele recebe no ato da rescisão de contrato; ou na solicitação do seguro ...

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir a uma agência do trabalho.

Atualmente para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. O atendimento leva aproximadamente 15 minutos.

Essa denúncia pode ser em função do não pagamento de direitos trabalhistas (salário, impostos, horas extras, etc.) ou até pela falta de segurança e condições na empresa para que o colaborador exerça sua função.

O tempo médio de análise de recurso seguro-desemprego dependerá do tipo de notificação, mas em regra a análise dura em torno de 30 dias.

O prazo máximo para resposta é de até 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, desde que justificado.

As ligações por celular para a Central de Atendimento 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para o 158 (Alô Trabalho) e o 1358 (Regime Próprio de Previdência da União) agora podem ser feitas gratuitamente.

Central de atendimento 156
Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo.

Muitas pessoas têm relatado dificuldades em realizar ligações para o número 158, que é o canal de denúncias de violações de direitos humanos. Essa situação tem gerado preocupação, especialmente em meio à pandemia de Covid-19, quando se espera que os canais de atendimento à população estejam funcionando plenamente.

Como consultar PIS 2023 pelo telefone? Para consultar o PIS pelo telefone, basta ligar para central “Alô Trabalhador”, 158. Também é possível consultar o PIS 2023 pelo telefone do INSS por meio do número 135 e pelo telefone da Caixa, no número 0800-7260207.

Para obter informações sobre o ABONO SALARIAL, PIS, PASEP, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158); a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade.

Se no sistema da instituição financeira consta que você tem direito ao benefício e seu mês de aniversário ou número Pasep está de acordo com a data do pagamento e mesmo assim ele não caiu, a Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): ...

Para você que está à procura de vagas de emprego, o Sine Congonhas informa que está disponível o aplicativo Sine Fácil, criado pelo Ministério do Trabalho, e que permite a consulta de vagas de emprego disponíveis de acordo com o perfil profissional.

4) Como Consultar o Trabalhador: Para a realização de consulta a situação de trabalhadores que estão requerendo ou em percepção do benefício Seguro-Desemprego os trabalhadores deverão acessar o sítio "maisemprego.mte.gov.br", consulta "menu - Trabalhador", na aba "Seguro-Desemprego".

Alguns serviços oferecidos pelo portal do MPTS a empregadores e trabalhadores são: emissão de carteira de trabalho digital, seguro desemprego, registro de profissionais, saque do abono salarial e registro de instrumento coletivo de trabalho, dentre outros.

Quando a empresa é denunciada, o órgão responsável pelo cumprimento dos direitos trabalhistas enviará um auditor fiscal para averiguar a denúncia. O fiscal, então, fará uma avaliação das irregularidades, podendo a empresa receber penalidades, multas ou até mesmo ser interditada, caso a irregularidade seja grave.

A denúncia pelo WhatsApp é um serviço destinado a auxiliar investigações criminais, por meio de envio de mensagens com fotos, vídeos e documentos. Através do telefone (48) 98844-0011, o serviço está disponível para receber denúncia de forma fácil e ágil, com a garantia de sigilo absoluto.