Qual é o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

O número do PIS fica na primeira página da carteira de trabalho, como ele é o mesmo número do NIS, basta achar o Número de Inscrição Social.

Como ver o número da Carteira de Trabalho digital? A Carteira de Trabalho digital já está sendo utilizada e agora não utiliza mais o número e série, como era no documento físico. Por isso, no aplicativo ou site, só é possível consultar o CPF.

Como consultar o NIS

  1. Acesse a carteira de trabalho digital pelo aplicativo (disponível para iOS e Android).
  2. O login é feito com o cadastro do gov.br. Se não tiver conta, clique em criar conta e siga o passo a passo.
  3. Clique em "Consultar abono".
  4. Lá aparecerá o número do NIS (chamado de NIT na carteira de trabalho).

Todo empregado com carteira assinada é automaticamente cadastrado no PIS e recebe um número de 11 dígitos que identifica seu registro. Da mesma maneira que o FGTS, o calendário anual de pagamento do PIS é ordenado pelo mês de nascimento dos trabalhadores.

COMO CONSULTAR O NÚMERO DO PIS PELO APLICATIVO CAIXA TRABALHADOR

  1. Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador.
  2. Clique em "Acessar" e realize seu login com CPF e senha numérica de seis dígitos ou cadastre-se informando CPF, data de nascimento e email.
  3. Na barra inferior, selecione "Meu NIS"
  4. O número do PIS será exibido como NIS.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Onde encontrar o número de série da CTPS Digital? A Carteira de Trabalho Digital não usa mais o número e série da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) convencional. Isso porque a versão digital do documento passou a ser atrelada diretamente ao número do CPF.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

Ele fica na primeira página do documento, onde fica a foto do cidadão, no topo.

Comprovante do PIS pelo aplicativo do celular

  1. Baixe o app Caixa Trabalhador;
  2. Clique na opção “Acessar”; ...
  3. Coloque seu CPF e a senha cadastrados; ...
  4. Na tela inicial clique em “MEU NIS”; ...
  5. Logo em seguida você verá todos os dados; ...
  6. Para baixar o comprovante clique em Salvar.

NIT – Número de Identificação do Trabalhador: Usado por trabalhadores que não possuem carteira de trabalho garantirem acesso aos direitos trabalhistas. NIS – Número de Identificação Social: É o número para identificar brasileiros que recebem ou receberam algum benefício do Governo. Inclusive, é o mesmo número do PIS.

O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo. Já o PIS, é logo que o empregado tem a carteira assinada pela primeira vez. Ou seja, o NIS é uma identificação de usuários que tenham ou podem receber benefícios sociais.

NIS e PIS são a mesma coisa? O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

Quem recebe o PIS esse ano? Recebe o PIS em 2023, trabalhadores da iniciativa privada que trabalharam no mínimo 30 dias em 2021, que receberam no máximo dois salários mínimos, que estão inscritos há pelo menos 5 anos no programa e que têm seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.

Pode-se, por exemplo, consultar o número do PIS por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, do Portal de Serviços do Ministério da Economia, do site Meu INSS, do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), do aplicativo Caixa Trabalhador e até mesmo do aplicativo FGTS.

O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, não sendo mais necessário para a contratação pelas empresas que aderiram ao eSocial. Com a simplificação dos serviços, o número de CPF será suficiente para essas contratações.