Qual é o número de faces de um cubo?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O cubo é um poliedro regular que possui seis faces quadradas. Dessa maneira, todas as arestas do cubo são congruentes.

Como o cubo é formado por 6 quadrados regulares e congruentes, então pegamos a área equivalente a um desses quadrados e multiplicamos por 6. A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a².

Relação de Euler: vértices, faces e arestas

PoliedroFA
Cubo612
Pirâmide triangular46
Prisma de base pentagonal715
Octaedro regular812

Resposta. Boa tarde, se são 7 cubos, 6 vezes 7 = 42 faces.

Possui 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados. Além das 6 faces, o cubo possui 12 arestas e 8 vértices.

Um quadrado possui 4 faces, 4 vértices e 4 arestas. As faces são os lados da figura geométrica, os vértices são os pontos que o ligam as linhas que são as arestas.

O cubo é formado por 12 arestas (segmentos de retas) congruentes, 6 faces quadrangulares e 8 vértices (pontos).

Na geometria, face é como um lado da forma geométrica espacial. Cada face é composta de no mínimo três arestas para poder ter uma forma definida (um triângulo). Em uma forma de 3 dimensões, cada lado é uma face.

As arestas, como dito, são as linhas que ligam um vértice a outra no cubo. Existem 12 (doze) arestas ao todo em um cubo. Já as faces são os lados desta figura geométrica. Existem 6 (seis) faces em um cubo.

Todo quadrado possui quatro arestas (lados), quatro vértices (pontos de encontro dos lados) e quatro ângulos internos de 90º. Onde, l são os lados e: A, B, C e D os vértices. Nem todo quadrilátero é um quadrado.

Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais. Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos. As diagonais são segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos.

Um cuboctaedro é um poliedro com 8 faces triangulares e 6 faces quadrangulares.

Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.

A pirâmide é um sólido geométrico que possui base poligonal e faces laterais triangulares que se encontram em um ponto conhecido como vértice. As faces laterais da pirâmide são sempre triangulares. Como todas as faces da pirâmide são polígonos, ela pode ser classificada como um poliedro.

O quadrado é uma figura geométrica plana formada por quatro lados e que, obrigatoriamente, possui as seguintes características: quatro lados congruentes e quatro ângulos retos.

Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces, destas, duas são as bases e as demais são retangulares.

Para tanto, é preciso descobrir a medida da aresta desse cubo. Para isso, é necessário perceber que área da base de um cubo é semelhante a aresta de um quadrado. Logo, para identificar a aresta do cubo basta descobrir a medida do lado desse quadrado.

Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

Arestas: São os segmentos de reta provenientes do encontro entre duas faces. Uma aresta pertence apenas a duas faces distintas. Na figura abaixo, são os segmentos de reta AB, AD, BC, CD, AE, BE, CE e DE. Vértices: São os pontos de encontro das arestas.

Este sólido geométrico é bem redondinho. Não tem faces planas: na verdade tem apenas uma única face curva e rola como uma bola de futebol.

Cilindro: é um corpo redondo que possui duas bases formadas por círculos. Por ser um corpo redondo, não possui vértices nem arestas.