Qual é o número de Exu?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

Exu é o Senhor dos caminhos e mensageiro dos Orixás. Rege a libido e a sensualidade. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas ou estampadas e ofereça-lhe uma farofa de dendê com bife acebolado. Seus números para sorte: 1, 7 e 11.

É porque tudo o que está relacionado ao número 7 sempre foi ligado ao mistério de ser universalmente considerado como o número de sorte por excelência. Numa alusão à Ògún mèjeje lóòde Iré, ou seja, senhor absoluto das sete aldeias ao redor de Irê, Ogum passou a ter o número sete associado ao seu arquétipo.

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Sete está presente no nome de Guias de Umbanda e também de Exus. O sete também está presente nos pontos cantados, fazendo referência ao poder místico desse número: “Eu tenho sete espadas pra me defender, eu tenho Ogum em minha companhia…”

Assim, seguindo a Nação de Oyó, teremos em 2018 a regência de Bará, o orixá dono das chaves, das encruzilhadas e caminhos. Sua cor é a vermelha e seu número é o 7.

Segundo a literatura e os conhecimentos da numerologia, o número sete representa a perfeição e a integridade do mundo no que diz respeito a toda a sua diversidade. O sete é um número definidor de muitas métricas e sabedorias populares.

O número cinco é ainda o símbolo do Homem e do Universo, da ordem, da perfeição e dos cinco sentidos. Sendo o número que está no meio do algarismo nove e também a soma dos primeiros números par e ímpar, o dois e o três, o cinco é desde Pitágoras considerado o numero da união, da harmonia e do equilíbrio.

Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

Oxum: orixá traz prosperidade e sorte em jogos.

O símbolo é o Ogó, um bastão adornado com cabaças e búzios. Os colares e roupas têm as suas cores, vermelho e preto. Os elementos são a Terra e Fogo.

Orixá da caça, companheira de ODÉ. ORISÁ feminino que se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.

Não comer amoras e evitar passar embaixo do pé de amora (pertence a Babá Egum).

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Os números espirituais são o 7, 9, 11 e 22. Eles fazem uma ponte entre nós e a divindade. Se eles aparecerem com frequência no nosso mapa numerológico, podemos estar sendo chamados para viver mais profundamente a nossa espiritualidade.

12 é o número de Xangô, e quarta-feira é o seu dia. Suas cores são o vermelho, ou marrom e o branco.

De acordo com essa ideia, os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.

Exu na Umbanda
Na Umbanda, Exu apresenta-se não como Orixá, mas como mensageiro dos Orixás e guardião e protetor dos templos e terreiros. Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá.

Exu Agbá (ou Agbo)
Exu ancestral; muito ligado a Exu Yangi e também representante da Criação. Veste branco.

heptágono

O sete (7, em algarismo arábico e VII em algarismo romano) é o número natural que segue o seis e precede o oito. É o quarto número primo, precedendo o onze. Um polígono de 7 lados recebe o nome de heptágono.
...
Sete.