Qual é o novo nome da Enel?

Perguntado por: rcunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Qual problema você encontrou? A Enel anunciou nesta terça-feira, 8 de novembro, a adoção da sua marca global para todas as suas subsidiárias no Brasil. As distribuidoras Ampla (RJ) e Coelce (CE) passam a se chamar Enel Distribuição Rio e Enel Distribuição Ceará.

A nova companhia assumiu a concessão de energia em Goiás em dezembro. O Grupo Equatorial é a nova responsável pela distribuição de energia elétrica em Goiás. A empresa é brasileira e assumiu a concessão no dia 30 de dezembro de 2022, que antes pertencia a Celg Distribuição (Celg-D), da Enel.

(Atualizada às 16h14) A Enel lançou nesta segunda-feira (3) o novo nome da Eletropaulo, que passará a se chamar Enel Distribuição São Paulo, seis meses depois de ser adquirida pelo grupo italiano.

ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SAO PAULO S.A.

De acordo com o comunicado da Enel, o consumidor que não aceitar receber a conta por e-mail e preferir receber impressa, terá que procurar a concessionária através dos canais de atendimento e informar a sua opção.

A Equatorial (EQTL3) comprou a Celg-D (GPAR3) a Enel Brasil, conforme divulgado nesta sexta-feira (23) em fato relevante. O valor da compra feita pela Equatorial foi de R$ 1,57 bilhão e trata-se da sua maior aquisição já feita em termos de distribuição de energia.

Avaliação do governo
"Isso [a venda] foi consequência de descumprimento contratual que aconteceu ano passado e esse ano já era fato que aconteceria novamente. Com dois anos consecutivos, a perda da concessão é automática por descumprimento contratual.

Distribuição

  • Enel Distribuição Ceará
  • Enel Distribuição Rio.
  • Enel Distribuição São Paulo.

Gilberto Sayão

A Equatorial foi criada em 1999, com o objetivo de participar dos leilões das privatizações das empresas de energia elétrica. A companhia é controlada por fundos de private equity da gestora brasileira Vinci Partners, criada em 2010 por um grupo de ex-sócios do BTG Pactual liderados por Gilberto Sayão.

A empresa brasileira comprou a Celg-D da italiana Enel em setembro deste ano. A transação, que saiu pelo valor de R$ 1,5 bilhão e teve aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi concluída no último dia 30, quando a Equatorial assumiu as operações no estado.

4 de junho de 2018

A companhia foi adquirida pela Enel Brasil em 4 de junho de 2018.

  • Governo de Itália
  • Parlamento de Itália
  • Antonio Segni

Enel Américas

Sociedade anônima de capital fechado. A companhia é controlada pela Enel Américas, que detém, diretamente, 99,54% do capital total e votante da Enel Brasil. O restante da participação refere-se a ações em tesouraria.

Roma, Itália