Qual é o nosso primeiro espaço de convivência?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

O PRIMEIRO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO SER HUMANO É A CASA. À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA VAMOS CONHECENDO OUTROS LUGARES, COMO OS PARQUES DE DIVERSÕES, A PRACINHA DO BAIRRO, A IGREJA, A CASA DOS AVÓS, E POR FIM, A ESCOLA.

Os espaços de sociabilidade são lugares onde as pessoas se encontram, conversam, se divertem e brincam com os amigos. Ruas, parques, praças, quadras e bairros são exemplos desses espaços.

Estes ambientes são oportunos principalmente para fortalecer laços de solidariedade, convivência e socialização entre os indivíduos. Os espaços públicos têm papel determinante na sociedade urbana, pois são o locais de encontros, relações, convívio e trocas entre os mais diversos grupos que compõe a comunidade.

  1. Respeite, em primeiro lugar. Você já ouviu aquela expressão “sua liberdade termina quando começa a do outro”? ...
  2. Seja gentil. A gentileza é indispensável para se ter uma boa convivência com alguém. ...
  3. Se não entendeu, pergunte. ...
  4. Tente moderar discussões. ...
  5. Saiba lidar com críticas.

Ter boa comunicação, ser cordial, agradável e respeitoso é regra fundamental em qualquer tipo de relações humanas.

Sendo elas:

  1. Respeito às pessoas, regras, direitos e diferenças;
  2. Gentileza;
  3. Saber ouvir;
  4. Conversar com os outros;
  5. Evitar uso de palavras de baixo calão;
  6. Aceitar seus erros;
  7. Ser cooperativo.

Socialização primária - A socialização primária é aquela que corre na infância e se desenvolve no contexto das relações familiares. Pai, mãe, avós, tios e outros familiares ensinam a criança as primeiras noções sobre as regras e comportamentos aceitos pela sociedade.

São elas que passam as regras e normas da sociedade para os cidadãos e forma-os enquanto cidadãos pertencentes a determinado grupo social. Podemos considerar como instituições sociais: a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado.

Como conclusão principal o artigo identificou uma convergência entre as duas socializações, a educação, porém a mesma é passada de maneiras diferentes pelas socializações. Na primária ela é transmitida pela família; na secundária é através de outros contatos como a escola e outros grupos sociais.

Conviver com outras pessoas é talvez a maior fonte de desenvolvimento que um ser humano pode ter. Manter bons relacionamentos ao longo do tempo requer dedicação, além disso, acompanhar de perto a vida de outras pessoas faz com que tenhamos outras perspectivas em relação a variados aspectos da vida.

Como melhorar a convivência familiar e garantir bons momentos?

  1. Tenha empatia e bom senso. ...
  2. Tente se aproximar dos familiares de forma saudável. ...
  3. Entenda os defeitos e dialogue sempre que preciso. ...
  4. Seja mais tolerante com situações desafiadoras. ...
  5. Respeite os familiares. ...
  6. Tenha um diálogo aberto.

Quando conversamos com alguém sobre nossa casa, escola, espaço de brincar ou até mesmo do nosso trabalho, estamos nos referindo ao nosso lugar. Ou seja, o lugar onde vivemos.

A convivência social permite que as crianças criem um sentimento de pertença a um grupo específico. Dessa forma, um grupo saudável de amigos aumenta o nível de conforto da criança com sua própria identidade que eleva a autoestima através de experiências emocionantes e divertidas.

Todo lugar está repleto de vínculos afetivos e de relações históricas, econômicas, sociais e naturais; nenhum lugar é considerado neutro. Estudar e conhecer o lugar onde mora significa compreender as relações que ali acontecem e sua relação entre escalas maiores do global para o regional e para o local.

O Contrato de Convivência é um documento escrito pelo casal, com a ajuda de um advogado, e tem por objetivo prever, de forma expressa, os efeitos daquela união -- tanto patrimoniais, quanto extrapatrimoniais.

Estabelecer uma rotina para toda a família é muito importante. É claro que cada um deve preservar sua individualidade, realizando tarefas de seu próprio interesse, mas o primeiro ponto para uma boa convivência familiar é manter uma rotina e estabelecer horários para que todos compartilhem dos bons momentos.

A convivência familiar, é um dos direitos da personalidade da criança e do adolescente, e deve ser exercida em todo o âmbito familiar, conforme disposições constitucionais fundamentais previstas os artigos 226 e 227 da Constituição da Republica Federativa do Brasil de1988 – CRFB/88 e aqueles previstos pelo Estatuto da ...

O PRIMEIRO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO SER HUMANO É A CASA. À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA VAMOS CONHECENDO OUTROS LUGARES, COMO OS PARQUES DE DIVERSÕES, A PRACINHA DO BAIRRO, A IGREJA, A CASA DOS AVÓS, E POR FIM, A ESCOLA.

Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. Os valores são construídos socialmente e vão orientar as decisões e garantir alguns princípios que regem as ações e, consequentemente, a vida humana.