Qual é o nome verdadeiro de Seu Zé Pilintra?

Perguntado por: edomingues8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Zé Pilintra

  • Não existe Sorte. O que existe é oportunidade e conhecimento. ...
  • Moça, ter proteção não quer dizer necessariamente que tudo vai dar certo... ter proteção, quer dizer que mesmo quando tudo dá errado, acaba BEM! ...
  • Seja paciente, às vezes você tem que passar pelo pior para alcançar o melhor. Zé Pilintra.

Agora é Lei: O Dia do Zé Pelintra será comemorado em 7 de julho na cidade do Rio. Ícone e entidade de muita luz e sabedoria da umbanda, o Zé Pelintra representa uma figura de encantamento, porém foi um revolucionário ao dar novo significado para a arte dos menos favorecidos, que era marginalizada.

545/2022 foi publicada no diário oficial da Câmara Municipal nesta terça-feira (20) Rio - Agora é lei: o dia de Zé Pelintra, homenageado dia 7 de julho, passou a fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

José da Silva, popular Zé Navalha.
Filho de José Antônio e Isabel Silveira da Silva, natural de Brusque, nascido aos 19.03.1915.

Maria luziara o verdadeiro e único amor de Zé Pilintra. Conheça essa história, por ela seu Zé Pilintra, arriscou sua vida e foi perseguido pela polícia seu Zé! Como sabemos foi um homem de muitas mulheres, boêmio e mulherengo mais isso ia mudar.

Também existem casos de que seu Zé, ou a malandragem, fazendo uso da bengala, em tempos mais antigos, como arma de defesa, pois a mesma era preparada com um Punhal dentro, ela rapidamente se transformava numa arma de ataque, surpreendo o inimigo, e assim auxiliando numa luta.

Zé Pilintra malandro
Nessa faceta, o Zé Pilintra tem como padrinhos São Jorge, padroeiro do Rio de Janeiro, e Nossa Senhora dos navegantes.

Para a oferenda ao querido Zé Pelintra, vamos precisar de:
1 batida de coco ou bebida a base de coco alcóolica.

Zé Pelintra é uma Entidade muito adorada e respeitada pelas pessoas, principalmente pelos Umbandistas. E ele traz todos os trejeitos do típico malandro: tem um jeito boêmio, gosta da vida noturna, gosta de bebida, de mulheres e de jogo.

Sagitário: Pomba Gira Rosa Caveira, muito leal às nascentes deste signo quando o assunto é negócios e dinheiro. Coloca os sagitarianos em elevado grau social. Sua ausência pode provocar ciúmes excessivos e esforços sem reconhecimento. Capricórnio: Pomba Gira Maria Farrapo das sete almas, ela é sua guardiã.

O cantor de forró Zé Lucas, conhecido como "Seu Zé", de 32 anos, foi morto a tiros em um estabelecimento comercial no Bairro Girilandia, em Morada Nova, na manhã deste sábado (22). O artista é natural do Piauí, mas residia no interior do Ceará, onde o crime aconteceu.

Quem é Zé Pilintra e como ele atua? Zé Pilintra é uma entidade espiritual de origem afro-brasileira respeitada e adorada por muitos. Ele age com o seu espírito humilde, sua bondade e alegria no seu modo de ser: boêmio, da vida noturna, da malandragem, apaixonado por bares, jogos e disputas.

Sua vida no local, entretanto, acabou cedo e de maneira drástica por causa de seu amor pelos jogos e pelas apostas, algo muito perigoso: Zé Pilintra foi assassinado pelas costas, já que ninguém tinha coragem de enfrentá-lo cara a cara.

Mesmo considerado um mestre juremeiro, Zé Pilintra, ou simplesmente Seu , é umas das representações mais populares das macumbas cariocas, de onde chegou aos terreiros de umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.

Zé Malandro era boa pessoa, mas malandro que nem ele só. Ao invés de trabalhar, como todo mundo, preferia passar a vida zanzando e jogando baralho. Ou então ficava deitado na rede, folgado, tocando viola de papo para o ar. Por causa disso era pobre, pobre, pobre.

VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS.

Para o próximo Carnaval, o Barroca Zona Sul apresenta um enredo sobre a entidade Zé Pelintra onde o foco foge dos clichês do misticismo da figura e embarca numa quase biografia sobre quem foi a pessoa e como ela virou santidade para os devotos da Umbanda.

Iluminai o nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá. Valei-me, Zé Pelintra, nesta necessidade, concedendo-nos a graça de vosso auxílio junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que fazemos agora (faz-se o pedido).