Qual é o nome que se dá ao cheiro da chuva?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 4 votos

“O aroma terroso produzido quando a chuva cai no solo ou nas pedras depois de um período de clima seco e quente tem um nome: petricor. Vem da palavra grega 'petra', que significa pedra, e 'icor', o fluido que corre nas veias dos deuses da mitologia grega.

geosmina

Esse cheirinho de “terra molhada” se dá por causa de uma substância química chamada de geosmina, palavra grega que significa “aroma da terra”. Essa substância é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor, uma bactéria inofensiva que vive em quase todos os tipos de solo.

Então quando se sente esse cheiro de chuva antes mesmo que ela chegue, os especialistas teorizam que sejam essas partículas de aerossol. O fenômeno também explica por que as bactérias foram encontradas no alto da atmosfera, já que os minúsculos microorganismos são arrastados pelo vento.

Especialistas conseguem detectar até 20 variantes de sabor da água. A classificação vai de notas florais a gosto de vegetação, terra e até peixe. Mas são variações mínimas, dentro do permitido, que só alguém treinado percebe.

O cheiro de “terra molhada” que você sente durante as chuvas é causado por bactérias! Você sabia que aquele cheiro gostoso proveniente das chuvas é, na verdade, causado por bactérias que habitam o solo? Elas são chamadas de Actinobactérias, e exalam esse odor quando entram em contato com a água!

O Cheiro das Águas (degustação)
A Bíblia diz que apenas o cheiro das águas já traz vida à árvore seca, reno-vando todas as suas folhas a fim de que ela volte a crescer viçosa e a produzir muitos frutos. Sua vida espiritual também pode ser renovada.

Esse interesse também pode estar relacionado ao clima em que crescemos ou vivemos mais. Ou seja, esse fascínio pela chuva pode ter surgido por ser um fenômeno natural muito frequente e cotidiano, ou por ser rara e ocasional.

Parece cloro, mas é ozônio
E, bem, é fato também que o ozônio traz consigo um odor acre muito semelhante ao do cloro. Basicamente, antes mesmo que uma tempestade se instale, os raios podem dividir moléculas de nitrogênio e oxigênio encontradas no ambiente — que são, portanto, reduzidas aos seus átomos fundamentais.

Nossos narizes podem detectar apenas algumas partes da geosmina por trilhão de moléculas de ar. Durante um período prolongado de secura, quando não chove durante vários dias, a taxa de atividade de decomposição das actinobactérias diminui.

Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar. Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes.

A água de chuva não é própria para beber, tomar banho ou cozinhar, mas pode ser usada de várias formas em casa. Com essas dicas, você pode usar a água que cai do céu para economizar no fim do mês, reduzir o desperdício de água tratada e ajudar o planeta usando os recursos naturais de forma inteligente e sustentável.

porque beber água do chuveiro não faz bem a nossa saúde. aliás faz muito mal. pra deixar bem enfatizado isso. é fortemente recomendado que não se beba.

Para secar e devolver o cheirinho de ar puro ao ambiente, use álcool de eucalipto, produto facilmente encontrado em supermercados. COMO FAZER: Molhe um pano em água e torça, enrole em uma vassoura de piaçava. Aplique álcool de eucalipto no pano – o álcool em gel é mais fácil de aplicar.

Este cheiro de maresia característico que você sente quando está na praia não é da água do mar, nem dos peixes. O culpado é um composto de enxofre, o dimetilsulfureto, substância volátil liberada por bactérias, fitoplânctons e algas marinhas e que possui um papel importante na saúde dos oceanos.

Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. Jó fora muito rico, mas perdeu tudo. Em dado momento, após a própria ruína, ele percebeu que havia esperança para si, assim como havia para a árvore cortada.

Mas o que, afinal, significa o cheiro na água? Um aroma mofado e terroso pode vir de geosmina ou 2-metilisoborneol, compostos liberados por certas espécies de algas dentro ou perto da fonte de água, geralmente lagos e rios. E, novamente, mesmo um pouquinho pode causar o cheiro na água.

Uma das principais razões é que a chuva pode afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor que é responsável por regular o humor e o estado de espírito.