Qual é o nome próprio de cidade?

Perguntado por: asubtil7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Todas as cidades são substantivos próprios, assim como os estados que se situam, nomes de pessoas... São Paulo, São Sebastião do Caí, Florianópolis, Limerick (cidade da Irlanda), Nova York (cidade dos EUA), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Belo, Vitória e Santo André.

O substantivo próprio é uma classe do substantivo. Ele nomeia determinados seres dentro de uma espécie de forma específica. É, geralmente, o nome próprio de uma pessoa, de um país, de um estado, de um animal etc.

Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.

Substantivos próprios e substantivos comuns
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.

É importante lembrar que os nomes próprios são escritos sempre com a letra maiúscula. Vejamos as seguintes frases com nomes próprios: O meu cachorro se chama Spike.

"São Paulo" é a especificação da cidade, portanto, é um substantivo próprio e seu termo genérico, "cidade", um substantivo comum.

De cidade — citadino(a), urbano(a).

Não se separam os nomes próprios de pessoas individuais ou coletivas – tal como o consulente, e bem, refere –, assim como as iniciais abreviadas dos mesmos ("Gonçalo M./Tavares").

Oficialmente, recomenda-se que os nomes próprios respeitem as normas ortográficas da língua portuguesa. Na prática, vemos muitos nomes que não seguem, por exemplo, nem mesmo as regras de acentuação (nomes comuns, como “Taís”, “Laís”, Pâmela”, “Túlio” etc.

O nome pode conter no máximo seis vocábulos simples ou compostos, em regra, até dois nomes próprios e quatro apelidos.

Cachorro: a palavra por si só é um substantivo comum. Será substantivo próprio quando estiver especificado a raça do cachorro ou o seu nome como “cachorro Vira-Lata” e “cachorro Bolinha”.

pa·to

MasculinoFeminino
Singularpatopata
Pluralpatospatas

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

Significado de Próprio
adjetivo Que faz referência a pessoa em questão; que pertence a essa pessoa: saiu em sua própria moto; vivia em apartamento próprio. Que se usa com um propósito certo; apropriado: utilize o questionário próprio. Particular de uma pessoa; inerente: maneira própria de falar.

Eles fazem a chamada designação genérica. Esses termos devem sempre ser grafados com letra minúscula. Vejamos alguns exemplos de substantivos comuns: ex: homem, país, cidade, homem, bairro, maçã, vaca, cachorro, mulher, menino, árvore, capim, chuva, sol.

O nome do santo é substantivo próprio. Escreve-se São João. O da festa é substantivo comum. Grafa-se são-joão.

É importante destacar que o nome próprio é uma palavra que nomeia algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou uma entidade geográfica. As pessoas recebem como nome próprio um ou mais nomes e um ou mais sobrenomes ou apelidos de família.

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

Sim, esses substantivos podem ser pluralizados, pois podemos nos referir a várias pessoas com o mesmo nome: as Marias, as Clarices, os Joões, os Pedros.