Qual é o nome masculino mais comum no Brasil?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o nome mais registrado no País em 2022 ainda é bíblico: “Miguel” segue na liderança pelo segundo ano consecutivo.

Algumas opções de nomes raros para meninos incluem: Amadeu, Gael, Eros, Dario, Lysandro, Orfeu, Ravi, Téo, Zephyrus e Zuriel. Esses nomes possuem sonoridades únicas e significados interessantes, que vão desde "amado por Deus" até "vento do Oeste".

Maria Alice e Miguel são nomes mais registrados no país em 2022, mostra ranking. O nome mais escolhido para bebês no Brasil continua sendo Miguel, com um total de 26.941 registros.

Os nomes internacionais Théo, Gael, Levi e Noah estão entre os dez mais dados a bebês meninos. Na lista das meninas, Ayla, Maya, Olívia, Luna, Zoe e Chloe registraram forte subida na lista dos 100 nomes femininos mais frequentes em 2021.

Além de Maria Alice, que estreou nos top 100 em 2022, Maitê segue subindo, passando do 10o para o 7o lugar. Nomes de menina em alta em 2022: Maria Alice, Maitê, Liz, Ayla, Aurora, Rebeca, Jade, Maria Liz, Ana Liz, Maria Elisa e Zoe.

Nomes de meninos favoritos no Brasil. De acordo com o BabyCenter Brasil, em 2021 os nomes de meninos favoritos das famílias são Noah e Ravi. Além deles, nomes menores e de origem internacional, como Liam, Otto e John também vem conquistando os corações dos pais e mães.

VITÓRIA: Vem de “Victorius”, nome de uma família da Roma Antiga, cuja origem é “victor” e significa vitorioso. Assim, carrega o sentido de triunfo, sucesso e êxito.

Os nomes Miguel e Helena são os mais escolhidos para nomes de bebês no Brasil em 2022, segundo levantamento da BabyCenter, rede global sobre o assunto. No top 5 dos nomes masculinos e femininos mais usados estão ainda Arthur, Alice, Gael, Laura, Théo, Maria Alice, Heitor e Sophia.

Armínio: forte e poderoso. Artur: forte, nobre e corajoso. Balder: de origem islandesa, significa guerreiro valente. Bernardo: forte como um urso.

Os nomes masculinos americanos mais populares podem variar de acordo com a região e a data, mas alguns dos nomes mais comuns nos Estados Unidos incluem: Noah, Liam, Ethan, Oliver, Aiden, Jackson, Lucas, Elijah, Mason, Logan. Esses nomes são bastante populares entre os pais americanos.

A empresa de crédito online NetCredit fez uma mapa-múndi com os sobrenomes preponderantes em todos os país do planeta . O sobrenome mais comum é Wang , com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis , de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular .

A lista de nomes mais comuns registrados no país em 2021, divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), mostrou que Miguel (com 28.301 registros), entre os homens, e Helena (com 21.890 registros), entre as mulheres, foram os mais escolhidos.

A Lei de Registros Públicos prevê que o filho poderá receber o sobrenome do pai, da mãe, de ambos ou dos avós - cujos nomes constem no registro de nascimento - na ordem que os pais desejarem. Porém, não é permitido adotar um sobrenome inventado ou que não pertençam à família imediata.

Se tem uma coisa que é fato é que quase todo brasileiro, sem exceção, já conheceu na vida alguém com o sobrenome Silva, Santos, Oliveira, Souza ou Rodrigues.

  • 10 NOMES MAIS FREQUENTES. MIGUEL. 26.941. GAEL. 25.252. MARIA ALICE. 24.019. ARTHUR. 23.440. HELENA. 22.202. HEITOR. 20.694. ALICE. 20.391. THEO. ...
  • 10 NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES.
  • 10 NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES. MARIA ALICE. 24.019. HELENA. 22.085. ALICE. 20.293. LAURA. 16.953. MARIA CECILIA. 11.839. CECILIA. 11.494. MAITE. 11.183. MARIA CLARA.

Significa “boa, perfeita, respeitável”. Tem origem no nome grego Agathe, o qual deriva da palavra agathós, que quer dizer “bom, perfeito, respeitável”.