Qual é o nome genérico do domperidona?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Especificações

Princípio AtivoCom Domperidona
Bula535567---domperidona-10mg-generico-eurofarma-30-comprimidos-revestidos.pdf
Tipo de MedicamentoGenéricos
Forma de AdministraçãoVia Oral
ClassificaçãoTarja Vermelha

Cada comprimido de Domperidona contém: 10 mg de domperidona.

- problemas cardíacos como insuficiência cardíaca congestiva e que recebem medicamento para tais condições, particularmente aqueles com idade superior a 60 anos e que recebem dose oral de domperidona superior a 30 mg/dia.

A bromoprida, também conhecida pelo nome comercial Digesan, é um fármaco que age estimulando a motricidade gástrica e acelerando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico e para os paciente com quadro de náuseas e vômitos.

O efeito da domperidona é acelerar o tempo de esvaziamento do estômago e aumentar um pouco o tônus do esfíncter esofágico inferior. Para dor o correto seria um analgésico e para o sintoma de distensão (gases) o ideal seria a simeticona ou dimeticona.

A bromoprida e a domperidona são medicações da mesma classe, ou seja de uma forma geral tem o mesmo efeito, a diferença entre elas basicamente é que a domperidona não passa à barreira hemato encefálica, diferentemente da bromoprida.

10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg).

A domperidona é segura? Na verdade, a domperidona é um dos medicamentos mais seguros que existem. É verdade que não existem medicamentos que não tenham efeitos colaterais, e a domperidona também os tem.

R$ 11,38.

Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito. Para as outras indicações, a duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.

10 mg (1 comprimido ou 10 mL da suspensão) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg ou 40 mL de suspensão oral).

Cefaleia (dor de cabeça), sonolência, acatisia (inquietação psicomotora em que há grande dificuldade para permanecer parado, sentado ou imóvel, com sensação interna de forte tensão).

A domperidona é contraindicada para pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh 7 a 9) ou grave (Child-Pugh > 9). Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh 5 a 6).

A domperidona deve ser tomada por via oral, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, ao deitar.