Qual é o nome falso de Jean Valjean?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Valjean também é conhecido no romance como Monsieur Madeleine, Ultime Fauchelevent, Monsieur Leblanc, e Urbain Fabre.

A história de Jean Valjean foi iniciada em 1845, escrita durante quinze anos e publicada em 1862. Aos 25 anos, Jean rouba um pão para alimentar os filhos de sua irmã.

Jean Valjean era de uma família pobre de camponeses. Seus pais faleceram quando era muito novo, o que fez com que fosse criado por uma irmã que tinha sete filhos. Após o cunhado falecer, Jean Valjean, aos 25 anos, assumiu a responsabilidade da casa e conseguiu um trabalho rude e mal pago.

Jean Valjean (Senhor Madeleine, Ultime Fauchelevent, Senhor Leblanc, Senhor Jean, nº 24601, nº 9430) — Condenado por roubar um pão, ele é posto em liberdade após dezenove anos de prisão.

O inspetor Javert (1780-1832) é uma das personagens principais do romance Os Miseráveis de Victor Hugo. Metódico e racionalista ao extremo, Javert é um homem cego pela lei e pela ordem e dedica a sua vida a combater o crime e a perseguir aqueles que o sentido lato da legislação define como criminosos.

O bispo é para ele um homem de Deus, que lhe deu lição de solidariedade e o trata como filho, fazendo com que volte a crer na humanidade. Após 9 anos sob nova identidade, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, tornando-se um homem rico e respeitado como prefeito da pequena cidade de Vigau.

A cena do crime: três tiros em Javert e o quarto no coração para conferir. Estava morto Javert.

À medida que a história se desenvolvia, “Jean Tréjean” mudou de identidade. Ele se transforma em “Jean Vlajean” até tomar, enfim, em março de 1861, o nome de “Jean Valjean”, um “ex-forçado” (detento condenado a trabalhos forçados) que vira um santo laico.

O final é com Marius, Cosette e Jean Valjean, reafirmando o amor entre eles, mas também se despedindo. A gente se pergunta nas tantas pessoas que perderam a vida para Marius poder casar-se com o Cosette, para que ela, finalmente, como desejou Fantine, deixasse a vida miserável.

Como tenta inúmeras vezes fugir da prisão e tem um notável histórico de mau comportamento, Valjean é condenado a trabalhos forçados por dezenove anos.

A obra retrata momentos de extrema pobreza e tristeza, o que demonstra a crítica social extremamente presente nas obras de Victor Hugo. Afinal, o título “Os Miseráveis” não é à toa: vários personagens passam por situações de extrema pobreza, fome e miséria, o que destaca a desigualdade social da França do século XIX.

  • Jean Valjean
  • Cosette
  • Fantine
  • Javert
  • Éponine
  • Gavroche

A saga de Jean Valjean se passa na França, na época revolucionária do final do século XVIII e início do XIX, quando monarquistas e republicanos se degladiavam nas ruas.

Ele foi muito perseguido por Javert, quando iria ser preso, ele fugiu para buscar Cosette, quando a encontra, ela já tinha 8 anos, estava com aparência de velha de tanto ter sofrido. A família Thénardier a queria por causa de dinheiro, mas Jean consegue tirar Cosette deles e vai embora e fica anos escondido com ela.

Monsenhor Benvindo era filho de um nobre que, durante a Revolução Francesa, emigrara para a Itália. Depois de nomeado bispo da pequena cidade francesa, espantou a todos quando se recusou a viver no palácio episcopal, oferendo tal ao hospital.