Qual é o nome dos dedos dos pés?

Perguntado por: dneves8 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os dedos do pé são também conhecidos como artelhos ou Pododactilos, e o único deles que tem nome é o dedão, que é chamado de hálux. Os outros são chamados de "segundo dedo", "terceiro dedo", e assim sucessivamente.

  • Dedo polegar.
  • Dedo indicador.
  • Dedo médio.
  • Dedo anelar.
  • Dedo mínimo.

Dedos - o número básico é de cinco dedos que normalmente se encontram virados para a parte dianteira do animal, mas nos ungulados, é a ponta dos dedos (que geralmente estão reduzidos em número e composição) que assenta no solo.

A fratura da falange proximal é a mais frequente, principalmente a do quinto dedo - o 'mindinho'.

Artelhos ou pododáctilos são os termos técnicos em anatomia ou medicina para os dedos dos pés dos vertebrados terrestres. Mas em Portugal, artelho refere-se à articulação tibiotársica (o tornozelo humano) ou ainda a partes do corpo ou a apêndices de artrópodes.

A palma do pé ou planta do pé é a parte inferior do pé humano. Anatomicamente, a palma do pé é dita possuir aspecto plantar. A superfície equivalente em ungulados é o casco.

Médio — também vulgarmente conhecido como "dedo do meio", "pai-de-todos" ou "dedo maior".

Hálux é o nome científico de uma parte do corpo bastante conhecida: o dedo grande do pé. Ele é formado por dois ossos: a falange proximal e a falange distal. A falange proximal liga-se ao primeiro metatarso através da articulação metatarsofalângica.

Segundo Bruce Pinker, cirurgião de pé e tornozelo Progressive Foot Care, em Nova York, o dedo mindinho serve para "fornecer equilíbrio e propulsão". Segundo o médico, nosso pé toca ao solo primeiro com a parte do mindinho e depois com os demais, até chegar o dedão.

A polidactilia, também chamada de dedo extranumérico, é uma malformação congênita caracterizada pela presença de seis dedos ou mais nas mãos ou nos pés dos bebês. Os dedos extras podem ser pequenos e não funcionais, sem a parte óssea, contendo apenas a pele, ou então totalmente formados, com ossos e articulações.

Apesar de não parecerem tão importantes no dia a dia, os dedos são essenciais para manter o equilíbrio. Quando as pessoas ficam em pé, eles ajudam a todos a ficarem eretos. Na hora de uma caminhada ou de uma corrida, por exemplo, a falta dos dedos prejudicaria o bom funcionamento do andar.

Quinto dedo da mão costuma ser visto quase como acessório. Mas sua perda acaba sendo muito sentida, quando acontece. O dedo mindinho, o humilde dedo número cinco da mão, há muito tempo é visto como um acessório decorativo, um dedinho para levantar delicadamente enquanto tomamos uma xícara de chá.

Pé egípcio
Esta tipologia deve o seu nome ao facto de, no Antigo Egito, ser considerado o tipo de pé mais bonito. Consegues reconhecê-lo com facilidade, porque a disposição dos dedos cria uma diagonal visual, que vai desde o dedo gordo do pé até ao mais pequeno.

Dedo mindinho

Dedo mindinho, Seu vizinho, Pai de todos, Fura bolo, Mata piolho.

Os metatarsos são cinco ossos longos e resistentes que ficam localizados no ante pé (região anterior aos dedos), que dão estabilidade na hora de caminhar ou correr. O primeiro metatarso é o que conecta o dedão ao resto do pé, e assim, respectivamente os outros vão até o dedo mindinho, chegando no quinto metatarso.

O Joanete do Quinto Dedo é uma deformidade muito comum, que costuma se apresentar como um aumento de volume doloroso da região lateral, parte de fora do pé. Imagem demonstrando na região do circulo verde a deformidade na região lateral do pé.

A polidactilia nos pés é uma condição congênita que resulta na presença de um ou mais dedos extras no pé. É uma anomalia comum que pode ocorrer de forma isolada ou como parte de uma síndrome genética. O tratamento depende da gravidade da condição e principalmente das queixas do paciente portador da condição.

Pisar com o antepé significa aterrissar no chão primeiro a parte da frente do pé e, logo em seguida, tocar o calcanhar no solo. Esse tipo de pisada é mais visto entre atletas de elite, porém muitos corredores amadores almejam e estão buscando correr da mesma forma.

Voltando aos membros superiores, os dedos das mãos também podem ser chamados de quirodáctilos (kheír significa "mão" em grego) e o primeiro também é o dedão (ou polegar), sendo o quinto, o mindinho (ou mínimo).

Falanges são os ossos que formam os dedos e são tecnicamente ossos longos. Nos dedos dos pés, assim como nos dedos das mãos, observamos a presença de três falanges proximal, média e distal. No caso do hálux, observam-se apenas duas falanges, não sendo observada a falange média nesse dedo.

O pé, a nossa base de suporte, é dividido em três porções: tarso, metatarsal e falanges. Essas porções são compostas por 26 ossos, sendo 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges.