Qual é o nome dos bois da festa de Parintins?

Perguntado por: edamasio9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O festival apresenta, nas noites de 28, 29 e 30 de junho, a competição entre os dois Bois-Bumbás locais: o Boi Caprichoso e o Boi Garantido. O sucesso dessa apresentação tornou o festival folclórico conhecido como o Festival dos Bois-Bumbás.

O folclore do boi-bumbá coloca frente a frente dois grupos: o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha. A arena de espetáculos, batizada de “Bumbódromo”, é o palco para a rivalidade entre o Caprichoso e o Garantido, com apresentações completas.

É o Guardião da Floresta, no imaginàrio caboclo e do lendário dos povos indigenas. O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade.

Total de Pontos

Boi-BumbáTítulosVice
Boi Garantido3224
Boi Caprichoso2529
Boi Campineiro02

Boi-Bumbá Caprichoso

O Boi-Bumbá Caprichoso venceu a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com o tema “O Brado do Povo Guerreiro”. Dessa forma, a agremiação conquistou seu 25º título na competição cultural, sendo, assim, bicampeã.

É o 25º título da agremiação, o segundo consecutivo, consagrando-se bicampeão. O touro negro venceu por muito pouco, com uma votação bem apertada: 1.259 pontos, contra 1.258,8 pontos do Garantido. O Caprichoso venceu as três noites do festival.

O Caprichoso, conhecido como Touro Negro, foi fundado em 1913, pelas mãos de famílias nordestinas, Cid e Gonzaga.

O nome Garantido surgiu do próprio criador, Lindolfo Monteverde, que em suas toadas sempre lembrava aos torcedores do boi contrário que seu bumbá sempre saía inteiro dos confrontos de ruas que, na época, eram rotineiros.

Neste 2 de janeiro, celebramos 120 anos do criador do. Boi Garantido. Obrigado, mestre Lindolfo Monteverde!

A lenda do boi-bumbá
A história do bumba meu boi narra as peripécias de um casal prestes a ter um filho. Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado.

Item 6 – Amo do boi
É o fazendeiro que presenteia a filha e entoa versos exaltando o boi.

Atualmente, os touros mais famosos são Agressivo, Bipolar, Pesadelo, Dalit, Camaro e Bomba Relógio.

Uma recente pesquisa apresentou quantas cabeças de gado existem no Brasil. A boiada foi recorde em 2021: 224,6 milhões de bovinos foi o rebanho contabilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Boi de reis: Ceará, no Natal. Boi de São João: Ceará, na Festa Junina. Boi-calemba: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Boizinho: Rio de Janeiro e São Paulo, no Carnaval.

Marcar bovinos é uma atividade muito antiga para identificação do animal, não só dentro da propriedade, mas fora dela também. A forma mais usual é a marcação com ferro. Mas hoje, existem outras formas. Principalmente, as que vão de acordo com o bem-estar animal.

A diferença foi de dois décimos: 1.259 pontos do boi azul, contra 1.258,8 do vermelho. Com o título, o Caprichoso soma 25 conquistas. O Garantido tem 32. Em 2000 houve empate e as duas agremiações foram declaradas campeãs.

O evento já se tornou um dos principais acontecimentos culturais do país e o SRzd preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre a festa (CLIQUE AQUI). Nas 55 edições anteriores, o Garantido foi campeão por 32 vezes, enquanto o Caprichoso venceu 24. O Boi azul era o atual campeão.

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM - Pesquisa realizada pelo Instituto 365, do publicitário Durango Duarte, revela que o boi-bumbá Garantido é o mais querido pela torcida de Manaus. Num universo de 900 pessoas entrevistadas o Garantido bate o Caprichoso obtendo 26,9% na preferência dos manauenses contra 21,7%.

3

O Boi-Bumbá Caprichoso venceu, nesta segunda-feira (3), a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com o tema “O Brado do Povo Guerreiro”. Este foi o 25º titulo da associação cultural.