Qual é o nome do vinho que não tem álcool?

Perguntado por: uvidal3 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Vinho Sem Álcool La Dorni Tinto Seco 720ml - Casa Santa Luzia. Passe o mouse em cima da imagem para ampliá-la.

Pessoas com doenças hepáticas, que fazem uso de medicamento controlado ou gestantes não devem ingerir quaisquer bebidas alcoólicas. Vinhos tintos possuem polifenóis que são considerados benéficos à saúde.

Gastrite: quem sofre com gastrite ou outras doenças relacionadas deve tomar cuidado com a quantidade de álcool ingerida. Em geral, é permitido o baixo consumo, mas sempre com orientação médica.

Os vinhos com cores mais profundas, como é o caso do tinto, costumam ter um teor alcoólico mais alto.

De maneira geral, os vinhos tranquilos, que não têm gás nem são fortificados, têm entre 10 e 15% de álcool, sendo que no Brasil, 7% é o mínimo permitido para o vinho. Abaixo deste número, não é possível considerar nem rotular a bebida como vinho. Mas estas especificações variam de país para país.

O resultado mostrou que a Champanhe com gás produziu maiores concentrações de álcool no sangue, o que indicaria que CO2 presente pode acelerar a absorção de álcool, levando à embriaguez mais rápida ou severa.

Mas então, qual é o mais saudável: cerveja ou vinho? De acordo com alguns especialistas, a cerveja é tão benéfica quanto o vinho, desde que consumida moderadamente: uma taça por dia para as mulheres e duas para os homens.

Com promessas de melhorias na saúde, o vinho natural é um dos produtos mais desejados do momento no mundo das bebidas. Os defensores desse tipo de vinho garantem que as suas dores de cabeça e ressacas serão menores e que a sua saúde intestinal vai melhorar.

vinho tinto seco

O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular.

vinho tinto

O cardiologista Adelson Miranda, reforça que tomar vinho, moderadamente, pode prevenir doenças cardiovasculares. “O vinho tinto, preferencialmente, atua na redução das lipoproteínas de alta densidade (colesterol LDL), aumentando o colesterol de baixa densidade (colesterol HDL)”, explicou o médico.

A recomendação do consumo diário de vinho varia muito de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Entretanto, de maneira geral, recomenda-se que – se for diário – não deve ultrapassar uma taça de 150mL para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para oferecer os benefícios para a saúde.

Em seguida, vem o vinho (que chega a um pico de saturação no sangue 54 minutos depois de ingerido), e a cerveja (que leva 62 minutos no mesmo processo). Noutras palavras, uma taça de vinho “sobe à cabeça” mais rapidamente que uma pint de cerveja.

Além disso, a ingestão excessiva de vinho também pode causar outros problemas, como cirrose hepática, problemas de memória, ansiedade, depressão, alcoolismo, pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

Os vinhos do Porto, que recebem a adição de aguardente vínica, costumam ter 19% ou 20% de teor alcoólico. Por outro lado, existem os chamados vinhos leves, que são aqueles mais ácidos, menos tânicos e com teor de álcool que pode ficar entre 7,5% e 9%.

Tipos de vinho: 5 principais que você precisa conhecer

  1. Vinho tinto. É o tipo de vinho mais consumido no Brasil. ...
  2. Vinho branco. O vinho branco pode ser produzido a partir de uvas brancas e tintas, com método de produção distinta ao do vinho tinto. ...
  3. Vinho rosé ...
  4. Espumante. ...
  5. Vinho licoroso.

Em média, a uva contém cerca de 0,6% de álcool em sua composição. Esse teor é tão baixo que não é possível sentir nenhum efeito alcoólico ao comer uvas ou beber suco de uva.

Beber mais por menos
"Cada taça de vinho corresponde a um copo grande de chope e uma garrafa de vinho rende em média seis taças, o valor que você gastará para beber seis chopes será muito mais alto do que para consumir uma garrafa de vinho", explica o sommelier.

Vinho tinto
O tinto seco é considerado o melhor vinho para saúde e o mais indicado para se obter todos os benefícios da bebida.

Quais as uvas mais suaves? As uvas mais suaves são as que tem menos tanino e possuem aromas de frutas mais acentuados. São elas: Gamay, Pinot Noir, Cabernet Franc, Grenache e Merlot.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café