Qual é o nome do único osso do crânio que se movimenta?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A mandíbula é o maior osso da face, e é o único osso móvel do crânio, excetuando-se os ossículos do ouvido médio. Ao contrário dos demais ossos do crânio, a mandíbula não se articula com os ossos adjacentes através de suturas, mas sim por uma articulação sinovial chamada de articulação temporomandibular.

Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.

O occipital é um osso único localizado na face posterior da cabeça. Ele forma grande parte da porção basilar do neurocrânio e protege o cerebelo. O occipital é o único osso craniano que se articula com a coluna vertebral.

mandíbula

A mandíbula permanece como um osso móvel e forma a única articulação móvel no crânio com o osso temporal. Os ossos da porção superior do crânio são conhecidos como o neurocrânio e protegem o cérebro de impactos.

articulação temporo-mandibular

A articulação temporo-mandibular (ATM) ou mandíbula é o único osso móvel do corpo, se localiza na cabeça e serve para a mastigação. Ela atua juntamente com outro osso do corpo, porém imóvel, que são as maxilas. A mandíbula está sujeita a diversos distúrbios quais podem causar muito desconforto.

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.

O osso lacrimal é o menor e mais frágil dentre os ossos da face. Ele se situa na porção anterior da parede medial da órbita, bilateralmente.

O crânio é uma caixa óssea que tem como função proteger o cérebro e os órgãos do olfato, da visão e da audição, além dos órgãos externos do sistema respiratório e digestório. Ele é formado por 28 ossos.

O osso frontal cria a curvatura lisa da testa e protege o lobo frontal do cérebro, especialmente a placa horizontal do osso etmoidal conhecida como placa cribriforme que permite que os feixes nervosos olfativos passem por sua superfície perfurada e levem o teto da cavidade nasal seu olfato.

A principal função desse osso é permitir a passagem de estruturas neurovasculares para dentro e fora do crânio, através dos seus forames e canais. Neste artigo você aprenderá sobre a anatomia do osso esfenoide, suas partes, limites e desenvolvimento.

Ossos da face: vômer
O vômer, um osso fino e plano, localiza-se na linha média do viscerocrânio. Forma a parte posteroinferior do septo nasal, com alguma contribuição das cristas nasais da maxila e do palatino.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

Os dois ossos parietais (direito e esquerdo), formam a maior parte do topo e dos lados do crânio. Têm quatro lados irregulares, com sua superfície externa convexa e a superfície interna côncava. Protegem o cérebro e é coberto pelo couro cabeludo.

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio. O osso etmóide se encontra para trás e abaixo do osso frontal e por diante do osso esfenóide.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.