Qual e o nome do Trópico que corta a América do Sul?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Trópico de Câncer

D) Oceania, América do Sul e Ásia. O Trópico de Câncer corta o Hemisfério Norte do planeta, em uma porção mais intermediária dessa região, abrangendo três continentes distintos, portanto, essa linha imaginária corta África, Ásia e América.

A América do Sul está localizada na porção centro-sul do planeta Terra. Desse modo, ela é cortada, mais ou norte, pela Linha do Equador, e, mais ao sul, pelo Trópico de Capricórnio.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio, localizado no Hemisfério Sul da Terra, é responsável por determinar a presença do equinócio de outono, no mesmo hemisfério.

Passando pelo território dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o trópico de Capricórnio passa a determinar as zonas climáticas, influindo de forma direta na divisão climática da zona temperada, na qual acontecem estações do ano em épocas diferentes do que se vê no resto do Brasil.

O trópico de Câncer “corta” no sentido imaginário os seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahamas, Bangladesh, Chade, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Líbia, Mali, Mauritânia, México, Myanmar, Níger, Omã e Taiwan.

O clima da região Sudeste é basicamente tropical, sendo de altitude no interior e oceânico no litoral. Em virtude da sua localização, pois é cortado pelo trópico de Capricórnio, possui a maior variedade climática do Brasil.

A Rússia, apesar de localizada no Hemisfério Norte, não tem seu território cortado pelo Trópico de Câncer. Já Estados Unidos, México, Arábia Saudita e Índia são cortados por essa linha de referência. O Trópico de Capricórnio corta, dentre outros, países da América do Sul como Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.

Os trópicos de Câncer e Capricórnio receberam esses nomes porque, há centenas de anos, os astrônomos perceberam que o ápice dos solstícios de verão acontecia quando o sol estava posicionado, respectivamente, nas constelações de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério sul.

A Linha do Equador está localizada na porção central do planeta. Ela corta um total de 12 países, localizados em quatro continentes. Os países da América, mais precisamente da América Latina, cortados pela Linha do Equador são: Equador, Colômbia e Brasil.

Essa linha longitudinal recebe este nome pois está localizada no distrito de Greenwich, às margens sul do rio Tâmisa, região leste de Londres, mais precisamente sobre o “Observatório Real de Greenwich”.

A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.

Trópicos são um conjunto de linhas imaginárias presentes no planeta, traçadas paralelamente ao Equador. As linhas estão dispostas no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte.

Zona climática localizada ao sul do Trópico de Capricórnio
O clima subtropical é um tipo climático que abrange as regiões localizadas ao sul do Trópico de Capricórnio, especificamente entre as latitudes 30° e 50° ao sul da linha do Equador.

Este fator geográfico, linha de referência da latitude, no Hemisfério Sul, chama-se Trópico de Capricórnio. Coincidentemente, atravessa a cidade de Maringá, por isso, esta região constitui-se numa área de transição entre os climas Tropical e Subtropical.

Giurgea definiu como nootrópicos as substâncias que, apesar de potencializar as capacidades cognitivas, não são tóxicas, viciantes ou provocam efeitos colaterais significativos. Não há um consenso sobre como funcionam muitas dessas substâncias, embora quem as utilize acredite que elas melhoram o metabolismo cerebral.

Sempre se diz que o município de São Paulo tem o trópico de Capricórnio atravessado por ele; na verdade, ele atravessa o norte da cidade. Em Parnaíba, o sul. Ele também passa por Sorocaba, Londrina, norte da Argentina. Passa por onze países no total.

MERIDIANO DE GREENWICH

O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda.

Isso explica porque nos estados do norte do Brasil as temperaturas são bem mais altas que na região sul. Apesar de Macapá (Amapá) ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, ela também passa imaginariamente nos estados brasileiros do Amazonas, Roraima e Pará.