Qual é o nome do soro contra o veneno das cascavéis?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O soro anticrotálico, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Crotalus (cascavéis).

Casos benignos: Aplicar 1 frasco pela via subcutânea do produto já reconstituído. Casos graves: Aplicar 3 frascos ou mais, do produto já reconstituído, pela via subcutânea ou intramuscular ou endovenosa a critério do médico veterinário.

Tipos de Soro Hospitalar: para que serve Existem diferentes tipos de soro hospitalar, cada qual tem sua utilização, sendo eles a solução fisiológica, ringer lactato, ringer simples e glicosado.

O Soro Master Plus é um soro antiofídico polivalente fabricado pela Vencofarma. Essa medicação é indicada para o tratamento de envenenamentos em animais causados por picadas de serpentes dos gêneros Bothrops, Lachesis e Crotalus.

Soros antiofídicos de uso veterinário são encontrados em lojas do gênero, mas estes não são recomendados para uso humano.

O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Lachesis (surucucu pico-de-jaca).

Soro antiofídico
Ele é menos eficaz se administrado tardiamente, mas pode reverter coagulopatias, sendo efetivo mesmo quando iniciado 24 h após o envenenamento.

Notícias

  1. Soro fisiológico. O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. ...
  2. Ringer Lactato. A composição do Ringer Lactato é usada na reidratação e na reposição de sódio, potássio, cloreto e cálcio. ...
  3. Solução glicosada. A solução glicosada é responsável por repor e adequar os níveis de glicose no sangue.

Para a produção do soro, é necessário injetar o veneno desidratado e cristalizado em um cavalo. O cavalo, então, passa 40 dias em um processo denominado hiperimunização. É nesse período que o cavalo vai produzir os anticorpos contra o veneno injetado.

De um modo geral recomenda-se o seguinte esquema: Casos benignos: 01 (um) frasco reconstituído contendo 50mL por via subcutânea em uma única dose. Casos médios: 01 (um) frasco reconstituído contendo 50mL, por via subcutânea e outro frasco de 50mL reconstituído por via endovenosa, em uma única dose.

Soro fisiológico Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo.

Tipos de soro Agora que você já estudou a concentração de soluto em soluções cristaloides, a abordagem dos tipos de soro torna-se mais produtiva. Os soros mais utilizados são: Soro glicosado 5 e 10%; Soro fisiológico 0,9%; Soro glicofisiológico; Soro lactado ou ringer simples.

A administração deve ser feita exclusivamente por via intravenosa. O antiveneno pode ser diluído em salina ou solução glicosada a 5%, ou administrado sob gotejamento sem diluição, quando houver risco de sobrecarga de volume, sobretudo em pacientes com edema pulmonar ou insuficiência cardíaca.

O soro antitetânico, heterólogo e hiperimune, deve ser aplicado por via intramuscular, intravenosa ou subcutânea, nas doses estipuladas. A infusão do soro deverá ser realizada lentamente, sob supervisão médica e em ambiente hospitalar, pois pode desencadear reações alérgicas, algumas delas potencialmente graves.

De um modo geral, recomenda-se o seguinte esquema: Casos benignos: 01 (um) frasco reconstituído contendo 50ml, por via subcutânea ou via endovenosa, em uma única dose.

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

  • 1 Universidade de Brasília, Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação - LAFUC/UnB.
  • 2 Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica - ICICT / Fundação Oswaldo Cruz.
  • 3 Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica - ICICT / Fundação Oswaldo Cruz.

O soro anticrotálico, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Crotalus (cascavéis). Durante a administração do soro, podem ser observadas reações do tipo alérgica, de graus variáveis.

Instituto Butantan comemora 120 anos da entrega do primeiro soro antiofídico; futura produção em pó ajudará cidades mais carentes. Foi há precisamente 120 anos, no dia 14 de agosto de 1901, que o Instituto Butantan preparou e entregou à saúde pública do Brasil o primeiro soro contra veneno de cobra.

No cotidiano das práticas clínicas e em Departamento de Emergência (DE), o uso de Soro Ringer Lactato (SRL) e Soro Fisiológico (SF) 0,9% é amplamente utilizado, expressivamente em pacientes em estado de choque ou em pacientes sépticos, já que esta conduta é mandatória no tratamento dessas condições.

O Soro antiofídico trabalha para neutralizar o veneno que está no corpo do paciente, reduzindo seus efeitos e evitando mais danos.

Lavar o local da picada com água e sabão; ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo; ficar deitado e elevar o membro que levou a picada; se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada.