Qual é o nome do servo de Eliseu?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

20 Então Geazi, moço de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor impediu este sírio Naamã que da sua mão se desse alguma coisa do que trazia; porém, vive o Senhor que hei de correr atrás dele, e tomar dele alguma coisa.

Para o moço de Eliseu, Deus mostrou um exército ao seu lado (2 Reis 6:15-17) O servo mencionado no texto não é Geazi, pois ele havia sido afastado de sua função e fora substituído. O jovem acordava cedo, o que é bom sinal, mas ainda era deficiente em sua fé.

Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor.

Hazael foi um rei da Síria que governou em Damasco aproximadamente durante os anos de 843 e 796 a.C. Ele foi contemporâneo de Jorão, Jeú e Jeoacaz, reis de Israel; e também dos profetas Elias e Eliseu.

Geazi se corrompe após enganar Naamã e contrai lepra.

Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá. Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar. Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa.

O termo usado em hebraico é “qereah”, nota Silva – derivado do verbo “qrh”, que significa “rapar a cabeça”. Ou seja, tudo indica que Eliseu não é careca porque sofre de calvície, mas sim porque cortou rente os cabelos, de forma total ou parcial.

Geazi não foi curado. A punição de Geazi foi permanente e se estendeu à sua descendência (2 Rs 5:27). A severidade da maldição aponta também à gravidade de se transpassar a palavra do seu senhor Eliseu.

Vale da visão. o servo confidente de Eliseu, e que se tornou notável na história do filho da Sunamita (2 Rs 4 a 8).

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

Como já dissemos, Eliseu foi o servo pessoal do profeta Elias antes deste ser levado ao céu. Na primeira descrição de uma atuação pública de Eliseu, ele é lembrado como aquele que “deitava água sobre as mãos de Elias” (2Rs 3:11).

Geazi era aprendiz de Eliseu era pra ser seu sucessor, mas pela sua cobiça e esperteza o fez fracassar e foi condenado para sempre, ele e sua semente. Em I Rs 19:19-21, Eliseu era um lavrador, filho de Safate, e, no momento em que foi chamado para o exercício do ministério profético, estava lavrando a terra.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

Por ordem de Eliseu, Geazi unge Jeú rei de Israel.

Eliseu foi um profeta no reino de Israel durante o reinado de Jorão, Jeú, Joacaz e Joás. Seu pai se chamava Safate, um rico proprietário da terra de Abel-Meolá. Ele se tornou o servo e discípulo do profeta Elias.

O homem que orou a Deus pedindo para morrer, foi arrebatado vivo ao céu sem conhecer a morte! A Bíblia diz que após atravessar milagrosamente o Rio Jordão juntamente com Eliseu, Elias foi arrebatado ao céu num redemoinho em conexão com uma carruagem de fogo (2 Reis 2:11).

Samaria

Trabalhava como lavrador e pertencia a uma família abastada de Israel quando recebeu o chamado para exercer o ministério profético.

Assim que Herodes viu a Jesus, expressou grande satisfação, pois havia muito que desejava conhecê-lo, por ter ouvido falar sobre sua fama; tinha também a expectativa de vê-lo fazer algum sinal. O homem lhes respondeu: “Eu já o disse, mas vós não credes.