Qual é o nome do resumo que fica atrás do livro?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

É a parte de trás do livro, nela consta a sua sinopse e podemos conhecer sobre do que se trata a obra. Obs: A área interna da capa é denominada segunda capa e a área interna da contracapa é chamada de terceira capa.

Partes internas do livro (miolo)
Você sabia que essa parte é chamada de miolo? Tudo que compreende o conteúdo principal do livro é chamado de parte textual. Assim, o que vem antes é chamado de pré-textual, e o que vem depois é pós-textual.

A palavra epílogo também é oriunda do grego epílogos, epilogus, pelo latim, que significa conclusão, sendo a denominação dada a uma parte final de um texto – uma obra literária ou dramática. No epílogo é feito um resumo final das ideias expostas.

Chamado de resenha ou recensão, ele resume as informações do texto original, aos quais são acrescentadas as opiniões do autor e de quem escreve o resumo.

A resenha é caracterizada por transmitir a opinião de uma pessoa sobre determinado conteúdo, que pode ser um livro, filme ou texto. O autor traz um breve resumo do material antes de analisar os pontos considerados principais e, para finalizar a resenha, o consumo do conteúdo é recomendado ou não.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

É a parte final de um discurso, no qual é feito um resumo final das ideias expostas, ou também pode ser apresentado o desfecho da história. O epílogo de uma obra literária determina os últimos acontecimentos da história relatada. O epílogo pode vir logo após o “felizes para sempre”.

Então, dentro de um livro, o prefácio se localiza nas páginas que antecedem o começo da história principal. É literalmente o começo do livro. Nesse sentido, o prefácio pode apresentar uma justificativa para contar uma história ou para escolher o tema, por exemplo.

Também chamada de aba, é a parte da primeira e quarta capa que se dobra para dentro do livro. Geralmente é aí que estão as informações principais da obra e do autor. São textos com o objetivo de encantar o leitor, vender o livro e despertar o interesse pela leitura.

Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.

O sumário de um livro deve figurar no seu início, sendo precedido apenas da falsa folha de rosto, folha de rosto, er- rata, dedicatória, agradecimento, epígrafe e listas.

Em geral livros técnicos compõem-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. A enumeração dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem no texto. Se a obra for apresentada em mais de um VOLUME, em cada um deles deve constar o SUMÁRIO completo da obra.

Prefácio é um texto de apresentação colocado no começo de um livro. Um de seus objetivos é explicar determinados aspectos da obra, como a organização do texto e o que motivou sua escrita. Contextualização - exposição de informações da obra. Sinopse- recontar de forma sintética, a história do livro, filme, etc.

Um prefácio é o primeiro texto do livro, antes de todo o resto e que serve mais como uma introdução. O epílogo não faz parte do enredo, podendo ser escrito pelo autor ou terceiros que leram o original e precisem fazer uma introdução adequada ao leitor.

O posfácio precisa ser breve e direto. Como nessa parte do livro o leitor já terminou a história, é importante que os pontos levantados não fiquem “rodando em círculos”. O apropriado no caso do posfácio é que tenha, no máximo, três páginas. Mais que isso é ir um pouco além.

Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia, | PDF.

Inserir um sumário

  1. Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário.
  2. Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático.
  3. Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.

Capa e contracapa (folha de rosto) são elementos pré-textuais dos trabalhos acadêmicos. Sua função é apresentar informações essenciais, como a autoria, o título e a instituição de ensino onde o trabalho será apresentado, por exemplo.

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Portanto, o resumo visa reunir as principais informações de um texto de forma sintetizada. A partir de citações do conteúdo, o estudante explana a ideia do autor sem inserir sua própria percepção. No fichamento o discente utiliza as citações do texto para desenvolver suas próprias conclusões.

Há vários tipos de resumo e cada um apresenta características específicas de acordo com suas finalidades. RESUMO DESCRITIVO OU INDICATIVO: descrição dos principais tópicos do texto ou do trabalho e indicação sucinta de seus conteúdos. Não dispensa a leitura do texto original.