Qual é o nome do resíduo que pode ser reciclado até 7 vezes?

Perguntado por: ramorim2 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Papel. O papel é o que tem a vida mais curta dentro do processo de reciclagem. Ele aguenta apenas de cinco a sete reciclagens, isso porque sua composição é de fibras sensíveis e leves.

Como já explicamos em nosso site, o vidro é um material 100% reciclável e, assim como o alumínio, pode ser reutilizado infinitas vezes. Uma das grandes vantagens desse processo é que o vidro reciclado possui as mesmas características e a mesma qualidade de um vidro novo, feito com matérias-primas originais.

Há ainda o PEBD (polietileno de baixa densidade), PP (polipropileno), PS (poliestireno), dentre outros que não podem ser reciclados. Dessa forma, fica ainda mais clara a importância de todos aqueles que coletam e separam os resíduos descartados.

Tipos de reciclagem

  • Papel. Dentre os cestos coloridos usados para separar os recicláveis, o papel deve ser descartado nas lixeiras azuis. ...
  • Vidro. O vidro deve ser descartado na lixeira verde, destinada a materiais recicláveis. ...
  • Plástico. ...
  • Metal. ...
  • Reciclagem mecânica. ...
  • Reciclagem energética. ...
  • Reciclagem química.

Quantas vezes uma garrafa pode ser reciclada? Não existe uma resposta precisa. Se o processo de reciclagem for de alta tecnologia e se respeitar todos os critérios de qualidade, pode-se reciclar dezenas de vezes uma garrafa. Mas não para por aí.

A resposta para esses questionamentos é: sim. O mesmo papel, plástico, metal ou vidro pode ser reciclado diversas vezes ao longo da sua vida. O que é interessante entender é qual a durabilidade de cada um deles e porque alguns materiais perdem sua resistência ao longo dos anos.

Os plásticos dos tipos 3, 4 e 6 podem ser reciclados apenas uma vez. Já o do tipo 5 pode ser reciclado até 4 vezes. Como vimos, é indiscutível a importância da reciclagem dos plásticos.

Mas um fator que cabe ser mencionado é que o cobre pode ser reciclado infinitas vezes, praticamente sem perder suas propriedades.

No caso dos produtos feitos de aço, temos uma grande vantagem: o aço é um material 100% reciclável e que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade. Dessa forma, a reciclagem do aço é essencial para construirmos juntos um futuro mais sustentável.

Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo.

O processo de reciclagem de pilhas e baterias reaproveita os metais e componentes químicos, conforme comentado nos processos acima. Além disso, todos eventuais resíduos do processo são também tratados e reaproveitados, como na produção de cimento, ou são enviados para um destinação ambientalmente correta.

de alumínio

Sucata de alumínio
Encontrado em latinhas de cerveja, refrigerante e suco, o alumínio é o material mais reciclado no Brasil. O país, inclusive, é um dos líderes no mundo em reaproveitamento desse insumo. Estima-se que, em 2020, 97% das latas vendidas tenham sido recicladas.

Reduzir, reciclar e reutilizar! Esses são os 3 R's da reciclagem, 3 compromissos que podem fazer um bem enorme ao meio ambiente.

A reciclagem é o processo de transformação de um material em um novo produto, por exemplo, transformação de garrafas PET usadas em novas garrafas. Porém, também é possível reciclar um material e transformá-lo em outro, completamente diferente, como a reciclagem de papel em folhas A4 recicladas.

Os chamados Rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc. Resíduos contaminantes específicos como pilhas e baterias. Resíduos hospitalares: algodão, seringas, agulhas, gaze, ataduras etc.

PEAD: Polietileno de Alta Densidade
"É amplamente utilizado na indústria de embalagens para a fabricação de frascos rígidos para produtos de limpeza doméstica, cremes, xampu, remédios e suplementos.

O plástico PET é um dos mais consumidos no mundo, sendo 100% reciclável e usado em embalagens. Garrafas de plástico PET enfileiradas em uma linha de produção. Ouça o texto abaixo! O plástico PET é uma sigla para o polímero politereftalato de etileno, que pertence ao grupo dos poliésteres.

A prática da reciclagem pode ser realizada de forma individualizada, como, por exemplo, por meio da transformação do lixo orgânico doméstico em adubo ou ainda por meio da colaboração com entidades e associações de coleta de lixo, com a entrega desses materiais de forma direta em centros coletores de materiais ...