Qual é o nome do remédio para emagrecer que a Anvisa liberou?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo tratamento para a obesidade e o sobrepeso. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (2). Trata-se da semaglutida 2,4 mg (nome comercial de Wegovy), um medicamento injetável de uso semanal.

Sibutramina. A sibutramina é um moderador de apetite e auxilia na perda de peso por agir diretamente sob neurotransmissores cerebrais responsáveis pela sensação de saciedade, entre eles, serotonina, dopamina e noradrenalina.

A sibutramina é o remédio para emagrecer mais vendido no Brasil. Ela consegue aumentar os níveis de adrenalina no corpo inteiro, inclusive no cérebro, elevando a queima de calorias e diminuindo a fome.

Por exemplo, o wegovy, produzido pela Novo Nordisk e indicado para tratamento da obesidade, apresentou uma redução de 17% do peso corporal dos participantes em cerca de dois anos de uso durante um estudo clínico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa primeira semana de 2023, o Wegovy, primeira medicação injetável contra a obesidade. Com a aprovação do medicamento e o devido acompanhamento médico, em breve pessoas com sobrepeso no Brasil poderão perder peso aplicando injeção na barriga.

Saiba mais sobre ozempic
R$ 774,00Ativar Desconto Lab.

Além dessa anfetamina, a cantora fazia uso de cerca de 17 substâncias, receitadas por uma nutróloga, com o objetivo de perder peso, como Orlistate, Morosil, Slendesta, entre outras.

Serviço está disponível no portal da Anvisa. A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.

Em 2021, a agência regulatória americana encerrou um jejum de sete anos e liberou o Wegovy, remédio à base de semaglutida com capacidade de reduzir até 17% do peso corporal em menos de um ano, feito inédito entre fármacos contra a obesidade.

Na lista de medicamentos mais usados por quem precisa emagrecer estão o orlistate, a sibutramina, a liraglutida e, mais recentemente, a lorcaserina.

chá de gengibre

Além disso, o chá de gengibre também é rico em gingerol, que tem ação termogênica, ou seja, ajuda a aumentar o calor do corpo, o que acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, ajudando assim a emagrecer 1kg por dia.

Como observado nos estudos e na prática clínica, a perda de peso com Saxenda ® depende de cada organismo, porém, a média de redução fica em torno de 8% do peso, com uma perda cerca de 3 vezes superior aos pacientes que praticam exercício e fazem dieta isolados.

Medicamentos de farmácia para perder peso

  1. Sibutramina. A sibutramina atua diminuindo a fome e fazendo com que a sensação de saciedade chegue mais rápido ao cérebro, ajudando a controlar a quantidade de comida ingerida. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

Afinal, o Ozempic emagrece quantos quilos por semana? De acordo com a Abeso, o principal estudo sobre a semaglutida indicou perda média de 14,9% do peso total em 17 meses em pessoas obesas. Mas os ensaios clínicos usaram a dose máxima do Wegovy (2,4 mg de semaglutida), e não a do Ozempic (1 mg).

O Wegovy, que é a semaglutida de 2,4mg, é um medicamento que atua como um agonista do receptor GLP1, com 94% de semelhança ao hormônio humano GLP1, que é produzido naturalmente após a refeição e dá a sensação de saciedade ao cérebro. Ela atua como um inibidor de apetite, reduz a fome e aumenta a saciedade.

Segundo ela, o Wegovy é indicado para adultos com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 (o que caracteriza obesidade) ou 27 (sobrepeso).