Qual é o nome do relógio que funciona com água?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

clepsidra

A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas, criados pela humanidade, para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo movido a água, que funciona com o auxílio da força da gravidade.

Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.

Clepsidra e a ampulheta
Com uma escala de tempo no recipiente superior, é possível medir o tempo conforme a água vai para o recipiente inferior. Diz-se que a clepsidra mais antiga foi encontrada em Kamak, no Egito, durante o reinado de Amenhotep III.

Os relógios de quartzo estão entre os mais precisos no mercado, pois utilizam as propriedades deste mineral para gerar impulsos e vibrações constantes e imutáveis. Isso acontece porque gera pulsos elétricos quando submetido a uma pressão física e também vibra fisicamente quando atravessado por uma corrente elétrica.

Ctésibios

Atribui-se ao inventor grego Ctésibios a criação de um mecanismo de controle realimentado para regulação do nível de fluído do equipamento, tornando este um dos primeiros dispositivos automáticos, rudimentares, criados pelo homem. Clepsidra moderna.

relógio de areia

Aprenderam que a ampulheta foi inventada por um monge francês chamado Luipraud no século VIII e que foi considerada um dos meios mais antigos de medir pequenos intervalos de tempo. Os alunos descobriram que a ampulheta ficou conhecida, também, como relógio de areia.

O relógio de areia, ou ampulheta, é baseado no mesmo princípio do relógio d'água. A passagem de uma quantidade de areia de um dos recipientes num fundo fechado para outro, através de um orifício estreito, demanda um tempo constante. Serve assim como padrão para medir intervalos de tempo.

Um gnômon nada mais é do que uma haste vertical fincada ao solo. Durante o dia, a haste, ao ser iluminada pelo Sol, forma uma sombra cujo tamanho depende da hora do dia e da época do ano. A direção da sombra ao meio-dia real local (isto é, o meio-dia em tempo solar verdadeiro) nos dá a direção Norte-Sul.

Relógio antigo, de origem egípcia, que media o tempo pelo escoamento de água num recipiente graduado.

O relógio de sol é um relógio que indica as horas conforme a projeção da luz solar, ou seja, é um dispositivo que não depende de trabalho mecânico. A necessidade de medir o tempo incentivou a invenção de formas que servissem para as pessoas poderem se orientar temporalmente.

Onde foi inventado o primeiro relógio de água? Foi assim que surgiu no Egito o relógio de água, ou Clepsidra, que consistia em um recipiente cheio de água com as paredes graduadas e um pequeno orifício para a água sair.

Segundo historiadores, um monte budista chinês chamado Yi Xing desenvolveu em 725 d.C. um relógio mecânico através de um complexo sistema de engrenagens e também 60 baldes de água sendo que cada um correspondia a um segundo. Este intrigante relógio fazia a contagem completa das 24 horas de um dia.

Relógios atômicos são grandes máquinas capazes de detectar pequenas oscilações de energia nos átomos decorrentes de transições energéticas quânticas, que são chamadas de transições hiperfinas. Assim como todo relógio, os relógios atômicos medem a passagem do tempo por meio da contagem de oscilações de um ressonador.

Ouça o texto abaixo! Londres tem como símbolo a torre do Big Ben, no Palácio de Westminster. O Big Ben é, na verdade, o Great Bell, um grande sino localizado no interior da Elizabeth Tower, prédio que abriga as casas do Parlamento da Grã-Bretanha e traz o relógio mais famoso do mundo - o Great Clock.

Clepsidra. Um dos mais primitivos relógio hidráulico. Antigos documentos relatam indícios que no reinado do imperador chinês Hoang-Ti, no ano 2679 a.C., esse povo já conhecia e usava a clepsidra.

Relógio analógico: como funciona. O relógio analógico, ou mecânico, é movido por uma engrenagem que repete os movimentos repetidas vezes no mesmo intervalo de tempo (um segundo). É esse movimento que gera o 'tique-taque' do relógio, expressão que virou sinônimo para a passagem do tempo.

Resumidamente, um relógio de quartzo é alimentado por uma bateria, enquanto que um relógio automático possui uma mola principal que armazena a energia. A energia da mola principal é entregue através de pequenos e iguais impulsos à roda de balanço pelo escape.

Relógio acessório funcional analógico
Também conhecida como “relógio de ponteiro”, essa versão é a mais tradicional — e simples — que existe. Confortável e, ao mesmo tempo, versátil, tal alternativa foi criada por volta de 1500, pelo alemão Peter Henlein.