Qual é o nome do registro de técnico de segurança do trabalho?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

O registro profissional é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do SIRPWEB do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.

MTE é a sigla para Ministério do Trabalho e Emprego, órgão responsável pela formulação e fiscalização das normas trabalhistas no Brasil. Por outro lado, NR significa Norma Regulamentadora, que são as normas de segurança e saúde ocupacional estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O registro é obtido diretamente na Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo – SRTE (órgão do Ministério do Trabalho e Previdência). Não há custo. Hoje todo o processo para o Registro Profissional e a entrega dos documentos é digital, inclusive o envio dos documentos, nada mais é presencial.

Diferentemente do Sistema CONFEA/CREAs, o CFT/CRTs possuem um sistema integrado com todos estados da Federação. Obtendo seu registro nacional você já possui vinculação com o CRT do Estado onde atua. Seu registro possui vigência em qualquer região do País, podendo exercer a profissão nas mesmas.

Agora, o CREA é o órgão estadual responsável por fiscalizar as atividades de profissionais do ensino superior, como engenheiros e agrônomos. Enquanto o CFT tem as mesmas atribuições de regulação e fiscalização, mas para os profissionais técnicos de nível médio.

É o órgão que regulamenta e garante livre exercício das atividades profissionais dos técnicos e técnicas a nível nacional, por meio da lei 5.524/68, lei 13.639/18 e do decreto 90.922/85. O Conselho provém amparo legal aos profissionais registrados.

Sistema Informatizado do Registro Profissional - MTE
O registro profissional é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do SIRPWEB do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.

Para obter o registro profissional, o cidadão deve, antes de tudo, preencher o formulário de solicitação no Sistema de Registro Profissional (SIRPWEB). Depois disso, é a vez de protocolar a documentação no site do Ministério do Trabalho e Previdência em até 30 dias após a solicitação.

Crea é a abreviação para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que possui entidades em todos os estados brasileiros a fim de orientar, fiscalizar e aprimorar o exercício ético e legal de profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Para obter o MTB basta dirigir-se a uma Delegacia Regional do Trabalho mais próxima de você (se você residir na cidade de São Paulo recomendo uma localizada na Rua Martins Fontes, 109, próximo ao metrô Anhangabaú) para agendar o dia e o horário para retirada do registro.

O Registro Profissional é um número que identifica todos os profissionais atuantes em atividades regulamentadas, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei. Assim, o registro profissional é condição indispensável ao exercício da profissão.

Consiste em laudo de inspeção e treinamento de medidas de segurança específicas. Toda empresa a partir de 1 funcionário registrado, devera ter proteção contra incêndio, que consiste em treinamento de brigada e utilização correta dos equipamentos de combate a incêndio.

O engenheiro de segurança é responsável pela parte burocrática. Além disso, as suas funções visam manter o local mais seguro e melhor para todos . Já o técnico de segurança deve colocar em prática todas as recomendações do engenheiro. Sendo assim, demonstrando que juntos conseguem o melhor resultado para a empresa.

Quais são as siglas sobre segurança no trabalho?

  1. EPI's. Os EPI's são, com certeza, a sigla mais famosa sobre a segurança do trabalho. ...
  2. NR's. As NR's se tratam das Normas Regulamentadoras, que são uma série de procedimentos e requisitos sobre a saúde, segurança e medicina no trabalho. ...
  3. CIPA. ...
  4. EPC. ...
  5. LER. ...
  6. SIPAT. ...
  7. AET. ...
  8. PPRA.

Essa documentação se chama DRT, quem tem a sigla referente a Delegacia Regional do Trabalho, e é exigida de profissionais como atores/atrizes, cantores(as), dançarinos(as) e MODELOS.

O DRT é um registro na carteira de trabalho, que o profissional tem que possuir para poder trabalhar. O registro do DRT é exigido para atores e atrizes em trabalhos profissionais em emissoras de TV, produtoras de Cinema e Publicidade, estúdios de Dublagem, e todas as áreas de atuação a nivel profissional.