Qual é o nome do rato do Castelo Rá-Tim-Bum?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Ratinho

Ratinho sempre aparece no castelo dentro de seu Ratomóvel, indo direto para o seu buraco e dando início ao seu próprio quadro.

Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius (Nino usa o número do nome do pai - II - por honra).

O que é ra tim bum:
De acordo com uma dessas versões, ratimbum é a reprodução do som de instrumentos musicais de uma fanfarra ou banda de circo, mais concretamente a caixa (rá), os pratos (tim) e o bumbo (bum).

Por questões contratuais não pude fazer. Vai ser incrível mesmo assim.

Adelaide - Castelo Rá-Tim-Bum
Adelaide é a gralha de estimação de Morgana. Morgana afirma que encontrou ela ainda filhote, abandonada pela mãe por ser capaz de falar.

Imponente, forte e com significados relacionados ao mar, o nome feminino Morgana tem origem a partir do galês antigo e do celta Morcant. Este belo nome une as palavras mor, que quer dizer "mar" e a palavra cant, que significa "círculo".

A série foi produzida entre 1994 e 1997, tendo, ao todo, 91 episódios.

A tão esperada exposição Castelo Rá-Tim-Bum, que foi adiada devido à pandemia da covid-19, acontece no Santana Parque Shopping, zona norte de São Paulo. Em uma área de 500m², a Cult Entretenimento – em parceria com a TV Cultura – leva o público de volta ao seriado que conquistou os brasileiros nos anos 90.

Flávio de Souza

O universo "Rá-Tim-Bum" não existiria sem Flávio de Souza, criador do programa ao lado de Fernando Meirelles.

Álvaro Petersen

Álvaro Petersen deu vida à Celeste e ao Godofredo, personagens do Castelo Rá Tim Bum, queridos Brasil afora. Atuou por 14 anos no Cocoricó, manipulando os bonecos da vó, índia Oriba e Dito, além de dar vida a bonecos de muitas emissoras.

Diante das homenagens, um dos momentos emocionantes foi a homenagem a Sérgio Mamberti (Dr. Victor), morto aos 82 anos em 2021. O personagem ressurgiu interpretado por Carlos Mamberti, filho do saudoso ator.

No 'Especial do Castelo', o nome dele apareceu nos créditos finais com três artistas já falecidos: Wagner Bello (Etevaldo), Gérson de Abreu (Flap) e o citado Sérgio Mamberti. Outros atores mortos não foram lembrados, a exemplo de Ada Chaseliov (Xenóbia) e Rodrigo Santiago (Almirante Costa).

“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins de Souza. Ele usava um grande bigode com pontas finas e retorcidas na parte superior. Foi apelidado de “Pic-pic” porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” nasceu em uma rodada de chope.

Rá-tim-bum é uma expressão usada nas festas de aniversário para cantar parabéns. A palavra rá-tim-bum é exclusivamente brasileira e não tem nenhuma ligação com maldição nem feitiçaria. O cristão pode cantar rá-tim-bum na canção de parabéns se quiser, sem medo de lançar maldição.