Qual é o nome do profissional que cria e organiza os movimentos que compõem um espetáculo de dança?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

COREÓGRAFO – Cria obras coreográficas, e/ou movimentações cênicas, utilizando-se de recursos humanos, técnicos e artísticos, a partir de uma idéia básica, valendo-se, para tanto, de musica, texto, ou qualquer outro estimulo: estrutura o esquema do trabalho a ser desenvolvido e cria as figuras coreográficas ou ...

Os movimentos podem ser improvisados, treinados, imitados, transformados ou criados; então, não é necessário saber passos marcados de um estilo de dança, basta deixar a imaginação fluir.

Os coreógrafos da dança moderna são também estudiosos de questões relacionadas ao corpo, e ainda de outras áreas de conhecimento como Filosofia, Psicologia, Pedagogia, assim como histórias de outras artes.

Conceber e concretizar projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas; executar apresentações públicas de dança e, para tanto, preparar o corpo, pesquisar movimentos, gestos, dança, e ensaiar coreografias. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma idéia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares.

O profissional de Dança pode trabalhar em escolas ou companhias de dança, além da possibilidade de trabalhar em espetáculos artísticos - criação, coordenação, produção e direção.

Quem trabalha no cargo de coreógrafo é responsável por criar sequências de passos, figuras e encenações para compor uma dança. É quem produz os movimentos executados por bailarinas e bailarinos em apresentações, gravações e espetáculos. Por isso mesmo, a coreografia está na lista das profissões ligadas à arte .

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que todo professor deve ser formado em pedagogia ou em uma licenciatura para poder dar aula de zumba, forró ou qualquer outra dança.

A coreografia serviria portanto pra descrever a dança que será executada, ou melhor, a coreografia é o conjunto de movimentos e a sequência deles que compõe a dança que segue uma trilha musical. Muito embora haja espetáculos de dança contemporânea sem trilha musical.

Laban, com a sua análise do movimento, contribuiu para que os seres humanos sejam capazes de tomarem consciência de seus corpos, utilizando da melhor maneira possível os movimentos, que são a combinação das quatro categorias: expressividade, espaço, forma e o corpo.

Pessoa que cria coreografias ou que é especialista em coreografia.

A Kinesfera ou Cinesfera é a possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem que haja um deslocamento. é tudo que podemos alcançar, sem nos deslocarmos, com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. Podemos estudar a Kinesfera a partir o ICOSAEDRO.

A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).

São os movimentos que envolvem o deslocamento do corpo no espaço. Podem incluir caminhar, correr, rastejar, saltar, deslizar, entre outros. As locomoções são usadas para criar variedade e dinamismo nas coreografias de dança, permitindo que os dançantes se movam pelo espaço de forma eficiente e expressiva.

Normalmente o coreógrafo também atua como docente de dança, mas enquanto o orientador transmite a seus alunos distintas modalidades de danças já estabelecidas e conhecidas, o especialista em coreografia cria movimentos, renova o acervo de passos e gestos corporais.

Ministrar aulas teóricas e práticas de Dança, aplica técnicas de improvisação, criação, composição e análise do movimento e planeja aulas.

Para se tornar e atuar como coreógrafo, é preciso ter estudos em dança. Além disso, você precisa ter vasta experiência como dançarino, pois é preciso de alguns anos de prática para poder se destacar nessa área. Se você quer se tornar um coreógrafo de balé, é melhor começar a dançar o mais cedo possível.

Coreógrafa: Flavia Sá.

O coreógrafo é quem conduz a dança. Bailarino experiente, sua missão é inventar passos, movimentos e deslocamentos para criar danças para espetáculos, para o cinema ou para qualquer outra apresentação, artística ou não.