Qual é o nome do processo de eliminação dos resíduos do corpo humano?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O processo de eliminação dos resíduos do metabolismo pelo corpo é conhecido como excreção. Nos corpos dos animais existe um delicado equilíbrio físico-químico dentro e fora das células. A manutenção desse equilíbrio é feita pela sistema excretor.

A excreção ou eliminação da urina se inicia nos rins, que têm a função de filtrar o sangue, retirando todas as substâncias que podem ser tóxicas presentes. Após filtrado, o sangue retorna para circular por todo o organismo, enquanto todas as impurezas são levadas pelos ureteres até a bexiga.

Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.

Classificação quanto ao tipo de excreta

  • Amoniotélicos (animais que excretam amônia)
  • Ureotélicos (animais que excretam ureia)
  • Uricotélico (animais que excretam ácido úrico)

O material proveniente da filtração segue para os túbulos renais, local onde ocorre a reabsorção. Nessa etapa, as substâncias importantes que não devem ser perdidas são reabsorvidas. Quase 99% da água filtrada no corpúsculo, por exemplo, é absorvida. A grande reabsorção é também verificada para glicose e aminoácidos.

Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.

A excreção através da urina inicia em um processo realizado pelos rins. Eles funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue e o deixa em condições de circular pelo organismo. Os rins participam do controle das concentrações plásmicas de íons, como sódio, potássio, bicarbonato, cálcio e cloretos.

Complicações. Infecção urinária: Prender o xixi proíbe a limpeza natural da uretra e facilita o aparecimento de bactérias responsáveis pela infecção urinária, além disso a bexiga pode ficar dilatada impedindo o esvaziamento completo, propagando ainda mais a intensidade da infecção até chegar a cistite.

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

A excreção dos produtos do metabolismo é feita por diferentes órgãos como os rins, o intestino, os pulmões e a pele. O Metabolismo celular é o conjunto de reações químicas que aconte- cem nas células dos organismos vivos, para que estes transformem a ener- gia, conservem sua identidade e se reproduzam.

rins

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação das. toxinas do organismo. No Dia Mundial do Rim, assista ao vídeo da Tv Saúde e.

Os animais que vivem na terra que não dispõem de quantidades grandes de água necessitam converter a amônia em substâncias menos tóxicas e solúveis, como uréia ou ácido úrico. Seres vivos como os nematelmintos parasitas como o Ascaris ou lombriga podem excretar amônia e uma quantidade de uréia.

A excreção é um processo biológico, responsável pela eliminação dos rejeitos metabolizados por um organismo assegurando sua homeostase, ou seja, o equilíbrio interno.

A excreção é um dos mecanismos que promove a homeostasia. Esta última consiste na liberação dos resíduos do metabolismo, sendo a maioria destes, tóxica.