Qual é o nome do primeiro habitante do mundo?

Perguntado por: rnunes7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

homo habilis

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Os humanos anatomicamente modernos têm seu primeiro registro fóssil na África, há cerca de 195 mil anos, e os estudos de biologia molecular dão provas de que o tempo aproximado da divergência ancestral comum de todas as populações humanas modernas terá sido há 200 mil anos.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.

Cerca de 200 mil anos atrás, quase nada ante os 4,5 bilhões de anos da Terra, os continentes já ocupavam a posição em que se encontram atualmente e a maior parte das espécies de plantas e animais existentes hoje vivia em florestas e savanas praticamente intocadas.

- Há 400 mil anos: os neandertais (nossos primos evolutivos) começam a surgir e a se deslocar pela Europa e Ásia. - De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.

O ancestral comum do homem, o chimpanzé, apareceu há cerca de 25 milhões de anos. Já os primeiros hominídeos apareceram na Terra entre 3 e 1 milhão de anos atrás. Os cientistas acreditam que os primeiros representantes do homem moderno existiram no planeta há 200 mil anos.

Os cientistas acreditam que ele tenha surgido na África centro-oriental, de onde saiu para povoar o mundo – foram primeiro ao continente asiático e europeu. Entre 400 mil e 100 mil anos atrás, surge o Homo sapiens, o último elo da corrente da espécie a qual pertencemos.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Os primeiros hominídeos eram nômades, ou seja, não tinham lugar fixo para morar. A descoberta do fogo deu proteção para os hominídeos, calor nos dias frios e novo sabor para os alimentos. A arte rupestre era feita nas paredes das cavernas e representava o cotidiano dos primeiros grupos humanos.

Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492. Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

Então, os seres humanos existem porque o cruzamento de seus ancestrais deu origem ao ser humano que existe hoje. Pela teoria da evolução, não havia “necessidade” de surgirem os seres humanos, assim como não havia necessidade de surgirem muitas borboletas pretas. A nossa espécie poderia ter surgido ou não.

Homo sapiens é o nome científico do ser humano moderno.

O esqueleto humano de um adulto apresenta 206 ossos, uma quantidade menor do que aquela encontrada em crianças.