Qual é o nome do primeiro governador do Brasil?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Tomé de Sousa

O governo-geral permaneceu até a vinda da família real para o Brasil, em 1808. Tomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, chegou em 1549 e fundou a cidade de Salvador, a primeira da colônia.

Mem de Sá

João III (1502-1557), buscando soluções mais efetivas que resguardassem o império colonial construído por meio das Grandes Navegações, nomeou o fidalgo Mem de Sá (1500-1572) como terceiro governador-geral.

Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil. Militar, ele assumiu o poder depois da Proclamação da República, em 1889. Foi o responsável pela primeira Constituição Republicana do país.

Período colonial (1500-1822) Chama-se período colonial a época que vai de 1500 até 1822, ano da independência do Brasil. Nesta época, o Brasil era governado por Portugal e isto significava que suas riquezas deveriam ir para este país.

Os três primeiros governadores gerais que administraram o Brasil Colônia foram: Tomé de Souza (1549 a 1553), seguido de Duarte da Costa (1553 a 1558) e Mem de Sá (1558 e 1572).

Com a transferência da capital em 1763, de Salvador para o Rio de Janeiro, a nomeação de um vice-rei para o Estado do Brasil tornou-se usual. O primeiro vice-rei no Rio de Janeiro foi o conde da Cunha e o último foi o conde dos Arcos.

O Governo-Geral foi uma administração organizada pela Coroa portuguesa e caracterizada pela construção da cidade de Salvador e a instalação dos primeiros engenhos de açúcar. A cidade de Salvador, Bahia, foi construída durante o primeiro Governo-Geral, liderado por Tomé de Sousa.

(2019 – Presente)
Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior (MDB), 51 anos, é casado e pais de três filhos. Presidiu a seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 2013 a 2015.

Rio de Janeiro - História da Cidade - Os governadores-gerais: Tomé de Sousa e Duarte da Costa. Tomé de Sousa (1503-1579) foi o primeiro a ocupar um governo-geral (1549 a 1553), em nome da Coroa lusitana.

Governador é o cargo político que representa o poder da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais.

1º de março de 1565

No dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá lançou os fundamentos da cidade que fora incumbido de criar na baía de Guanabara - o Rio de Janeiro. A missão de fundar a cidade estava relacionada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região.

Ouça o texto abaixo! O governador é o cargo na política brasileira que cuida da administração de um estado, sendo também entendido como chefe do Executivo estadual. No Brasil, existem 27 governadores (26 estados + um Distrito Federal), eleitos a cada quatro anos por meio do sufrágio universal.

Governador Tarcísio de Freitas | Governo do Estado de São Paulo.

Pela primeira vez desde o início do atual mandato, o governador Eduardo Leite passou o cargo para o vice-governador, Gabriel Souza. O ato de transmissão foi assinado neste sábado (14/1), no Palácio Piratini, antes do embarque de Leite para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

O presidente mais velho a assumir a presidência foi Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato, aos 77 anos, 2 meses e 5 dias, enquanto que o mais novo a fazê-lo foi Fernando Collor, aos 40 anos, 7 meses e 3 dias.

O legado do ex-presidente Lula já havia sido o melhor avaliado em outros levantamentos. Em março, o Ipespe apontou que 58% dos eleitores indicavam que Lula teve um desempenho positivo quando comandou o País.

7 de setembro de 1822

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

Pedro II, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 2 de janeiro de 1825. Ele foi o único monarca a reinar sobre o Brasil que nasceu em solo brasileiro. Dom Pedro II foi imperador do Brasil de 1840 até 1889. O pai de Pedro de Alcântara era D.

Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando. Foi na expedição de Gonçalo Coelho – a mando do rei D.

Vice-Reis do Brasil
Entre 1640 e 1718, apenas três governadores-gerais do Brasil receberam o título de "vice-rei", por motivo de sua alta fidalguia: o marquês de Montalvão, o conde de Óbidos e o marquês de Angeja.

Fim do Governo-Geral
Oficialmente, o Governo-Geral só foi extinto no ano de 1808, quando a família real chegou ao Brasil. Contudo, outras configurações de “governos-gerais” tomaram forma como a que veio imediatamente depois: a divisão do país em Norte e Sul, com uma sede em Salvador e outra no Rio de Janeiro.