Qual é o nome do plástico transparente?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os plásticos transparentes mais conhecidos são o PETG, Poliestireno (PS), Policarbonato e o Acrílico.

Por outro lado, o PVC tem grandes quantidades de cloro em sua composição, que, em contrapartida, torna o plástico mais flexível. O PVC pode alterar suas características para se adaptar a aplicações que exigem rigidez, como em canos e tubulações. Por isso, este polímero é mais demandado no setor da construção civil.

Polietileno

Polietileno. O polietileno é, quimicamente, o tipo de plástico mais simples. Também é o mais barato e, por isso, um dos mais usados no mercado.

O polipropileno (PP) é um termoplástico derivado do propeno reciclável. Já o polietileno (PE) representa cerca de um terço de todos os plásticos produzidos e metade de todas as embalagens de plástico. A princípio, o PP é um tipo de plástico que pode ser moldado, quando aquecido.

O primeiro deles é o polipropileno (PP), um polímero que se destaca por ser inquebrável, transparente, brilhante e rígido. Por conta dessas características, o material é amplamente utilizado em filmes para embalagens de alimentos, embalagens industriais, potes e seringas descartáveis.

Na prática, uma das formas de identificar os tipos de plásticos é pela aplicação. Por exemplo, um tubo de água ou esgoto geralmente é feito de polímero PVC, copos descartáveis normalmente são feitos em PS ou PP. Então, dependendo da aplicação já é possível ter noção de qual tipo de plástico é feito o produto.

O rodapé de PVC tem algumas semelhanças com o de poliestireno, entretanto, o último tem uma variedade enorme de altura, cor e detalhes. É bem funcional para quem procura um acabamento mais refinado. Porém, o PVC é extremamente resistente, tanto ao fogo quanto à água.

O polipropileno ou PP é um polímero termoplástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno. Trata-se de um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a temperatura elevada, por isso é classificado como um termoplástico.

Cateteres e outros produtos flexíveis sem PVC usualmente são feitos de silicone. Outros materiais alternativos incluem o Acetato de Vinil Etileno (EVA - ethylene vinyl acetate), poliéster, vários elastômeros e certos poliuretanos.

O polipropileno (PP) é um termoplástico polimerizado a partir do gás propileno, é uma resina de baixa densidade que oferece um bom equilíbrio de atributos térmicos, químicos e elétricos, seguida de resistência moderada, que dá origem ao tubo polipropileno pp.

O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material. Entre os tipos estão o PEAD (Polietileno de alta densidade), PEBD (Polietileno de baixa densidade), PP (Polipropileno), PS (Poliestireno), PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila), PET (Tereftalato de polietileno) e outros.

Em 2022, o quilo de PET ultrapassou o preço médio de R$ 4 e se aproximou do valor do alumínio, campeão brasileiro da reciclagem.

Polietileno (PE)

Polietileno (PE)
O plástico mais comum na terra, o polietileno pode ser fabricado em densidades variadas. Cada densidade diferente de polietileno dá ao plástico final propriedades físicas únicas. Como resultado, o polietileno está em uma ampla variedade de produtos.

O Policarbonato é um termoplástico (moldável quando aquecido) constituído por ácido carbônico e poliéster linear. Enquanto o Polipropileno é constituído a partir da polimerização do gás propeno, formando uma espécie de resina plástica.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

Quais são os diferentes Tipos de Polipropileno? Homopolímeros e copolímeros são os dois principais tipos de polipropileno disponíveis no mercado. O homopolímero é o tipo de uso geral mais amplamente utilizado. Ele contém apenas monômero de propileno em uma forma sólida semicristalina.

O polipropileno demonstra maior resistência se comparado ao poliestireno. Essa diferença é de fácil percepção quando seguramos copos plásticos: enquanto o PP tem maior resistência ao ser amassado, o PS se rompe mais facilmente.

No entanto, uma grande diferença entre PP e PEAD é que o polipropileno não é resistente a temperaturas abaixo de zero. Ou seja, quando submetido a temperaturas muito baixas, esse material pode se romper e quebrar.

O POLINYLON, é fácil de confundir com o filme, para identificá-lo basta esticar se mostrar estrias leitosas não serve como filme PEBD. PP - Queime um pequeno pedaço, este soltará cheiro de borracha, e ficará enrugado.

Os plásticos são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: Termoplásticos (podem ser reciclados) e termorrígidos (não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados).