Qual é o nome do planeta que é azul?

Perguntado por: edias . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Netuno

Netuno: tudo o que você precisa saber sobre o planeta azul.

Os dois planetas são azuis porque possuem metano em suas atmosferas, gás que absorve a cor vermelha da luz do Sol. Mas uma camada média de névoa de metano em Urano parecia ser duas vezes mais espessa que a camada de Netuno. É a presença dessa névoa adicional que produz as aparências diferentes.

Embora Netuno seja composto também por hidrogênio e hélio, é a presença do gás metano que faz com que o planeta disponha de cor azul.

Isso significa que da órbita não podemos ver mais do que uma densa camada de nuvens de ácido sulfúrico e sem detalhes de superfície. Por este motivo, nota-se em todas as fotos que Vênus tem uma cor amarelada quando vista do espaço. Isso ocorre porque as nuvens de ácido sulfúrico absorvem a cor azul.

Terra azul: Você já se perguntou por que o planeta tem essa cor? O planeta é considerado azul há mais de 4 bilhões de anos, por causa da água líquida abundante em sua superfície. Aliás, o nosso é o único planeta conhecido que possui essa característica.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim!

Júpiter é conhecido por suas características “listras” coloridas, como a famosa Grande Mancha Vermelha, que se fazem presentes por toda a extensão do planeta.

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua.

Mercúrio é um planeta rochoso, composto, principalmente de ferro, níquel e silicato, isso o torna de uma cor marrom acinzentada devido à composição de sua superfície e que sofre na sua fina atmosfera o constante impacto de partículas e ventos solares.

Plutão é um dos objetos com mais contraste do Sistema Solar, com tanto contraste quanto a lua de Saturno Jápeto. As cores variam entre preto, laranja escuro e branco. Buei et al. descreveu a superfície de Plutão como "bem menos vermelha que Marte, e bastante semelhante a Io, porém um pouco mais laranja".

Saturno não é o único a ter anéis. Júpiter, Netuno e Urano também têm estruturas do tipo em sua volta, mas elas são tão tênues e finas que se tornam praticamente invisíveis.

No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Urano tem um tom pálido de ciano, enquanto Netuno é de um azul brilhante. A diferença de cor entre os dois planetas é um mistério — sobretudo porque ambos têm massas, tamanhos e composições atmosféricas semelhantes.

branco

Durante essas intensas reações, todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético são produzidos, do infravermelho aos raios gama, passando por todos os comprimentos de onda da luz visível, do violeta ao vermelho (entre 380 nm e 720 nm). Portanto, o Sol é branco.

O ferro é o que dá a Marte sua cor vermelha. Marte possui muitas crateras formadas por meteoritos ou asteróides que chocaram-se contra o planeta. Marte também possui alguns dos vulcões mais altos e alguns dos vales mais profundos do nosso sistema solar.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Saturno é o sexto planeta em direção ao sol e o segundo maior do Sistema Solar, ficando atrás apenas do planeta Júpiter. Caracteriza-se pela cor amarelada, achatamento nos polos e formação pelos gases hidrogênio e hélio.

O planeta Saturno, o mais famoso dos planetas.

Marte

Marte é chamado de planeta vermelho em virtude da grande concentração de óxido de ferro no solo. Conforme a União Astronômica Internacional (AIU), órgão responsável pela classificação dos corpos celestes, o sistema solar é composto por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.