Qual é o nome do planeta que chove diamante?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

É possível que ocorram chuvas de diamantes em Urano e Netuno. É o que indicam modelos matemáticos somados a análises de dados, conduzidas por astrônomos que queriam entender melhor como é o interior destes planetas gelados e como podem ser as condições por lá.

PSR J1719-1438 é um pulsar localizado a 4000 anos luz da Terra, na constelação de Serpente, notável pela provável existência de um planeta, PSR J1719-1438 b, feito de diamante em sua órbita. As medidas de tempo do pulsar mostram que ele tem um companheiro de massa menor.

As chuvas de diamante são um tipo exótico de precipitações em planetas com temperaturas mais baixas. Apesar de parecerem inviáveis, pesquisadores descobriram que essas chuvas podem ser mais comum do que se pensava.

Júpiter tornou-se conhecido por sua chuva de hélio e granizo “cogumelo” de amônia e chuva de metano em Titã. Chuvas constantes de diamantes minúsculos e brilhantes podem cair sobre Netuno.

Em Vênus, por exemplo, chove ácido sulfúrico.

A NASA, agência espacial norte-americana, divulgou algumas das descobertas feitas sobre o planeta conhecido como HD 189733b, localizado em uma órbita de uma estrela diferente do Sol. A mais curiosa delas, com certeza, é a constatação de que uma constante chuva de vidro derretido recaia sobre a superfície do planeta.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Quatro vezes maior do que Júpiter, o planeta rosa recebeu o nome de GJ 504b por orbitar em torno de uma anã amarela, GJ 504, que fica a 57 anos-luz da Terra. A estrela é visível da Terra.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar em distância ao Sol e seu icônico sistema de anéis, que pode ser visualizado da Terra mesmo com pequenos instrumentos, faz dele uma das joias do Universo e o astro preferido de muitas pessoas que visitam o Observatório.

júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

O minério de diamante só aparece entre as camadas 1-16, mas é mais abundante na camada 12. Para verificar em qual camada você está, verifique o valor Y em seu mapa (F3 no PC). Ela pode ser encontrada em veias de até 8 blocos de minério.

Wasp-76b, como é conhecido, orbita tão perto de sua estrela, que suas temperaturas durante o dia excedem 2.400°C — calor suficiente para vaporizar metais. A período da noite do planeta, por sua vez, é 1.000°C mais frio, permitindo que esses metais condensem e caiam como chuva.

Ao contrário de Júpiter e Saturno, os planetas gasosos Urano e Netuno – os mais distantes do nosso sistema solar – não têm muito destaque nos holofotes científicos, mas o fato de eles contarem com literais chuvas de diamantes pode mudar isso. Sim, “chuvas”.

O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra. No Sol cabem 1,3 milhões de planetas Terra. A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade.

5.778 K

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.