Qual é o nome do peixe que tem uma luz na cabeça?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

peixe-diabo negro

O peixe-diabo negro possui uma espécie de lâmpada pendente em sua cabeça. Por viver em águas profundas, onde praticamente não existe luz, esse brilho serve para atrair suas presas.

O peixe-diabo (Melanocetus spp.) é um animal que vive em condições extremas. É encontrado nas regiões mais profundas dos oceanos, as chamadas regiões abissais. Ele ficou conhecido por ter aparecido no filme "Procurando Nemo", no qual persegue os protagonistas com seus enormes dentes.

As fêmeas podem medir até 20 centímetros, enquanto o macho é dez vezes menor e não pode sobreviver sozinho - ele se acopla à companheira como um parasita.

Os peixes que habitam águas profundas costumam possuir estruturas que emitem luz própria, chamadas de bioluminescência. Nas profundezas do oceano encontra-se um ecossistema completo que aprendeu a prosperar sem luz solar ou calor. É um universo de organismos com adaptações únicas a um ambiente extremamente desafiador.

Com 5 a 10 centímetros de comprimento e uma coisa em comum com os vaga-lumes – o corpo coberto por órgãos que produzem luz -, os representantes dessa família de peixes vivem durante o dia em águas profundas, de até 1.500 metros, ao longo da costa brasileira.

Para manter os faróis acesos, esses peixes têm órgãos chamados fotóforos. Dentro dessas estruturas, a luz é produzida de duas formas: ou o peixe sintetiza suas próprias luciferina e luciferase ou uma colônia de bactérias faz o trabalho por ele.

Descobriu-se que a arraia tinha 4 metros de comprimento e pesava 661 quilos, que o Guinness World Records reconheceu como o maior peixe de água doce já registrado em 2022. A descoberta estimulava os esforços de conservação para proteger esses gigantes.

crustáceos

A dieta dos peixes-caracol consiste principalmente de pequeno crustáceos bentónicos, moluscos, vermes, poliquetas e outros pequenos invertebrados.

"O peixe precisava copular de lado, como numa espécie de dança, em que as barbatanas serviam para dar apoio enquanto o macho introduzia seu membro na fêmea", diz Long. Curiosamente, essa forma de reprodução não durou. Os pesquisadores acreditam que o Microbrachius voltou a utilizar a inseminação externa.

A esca das espécies de grande profundidade apresenta em geral bioluminescência, resultado da presença de bactérias luminescentes sobre a sua superfície.

o peixe de pedra. Também conhecido como Synanceia horrida , é, juntamente com o baiacu, um dos peixes mais letais. Esta espécie se alimenta de pequenos peixes e crustáceos, vive nos. Por esse motivo, é muito comum que vários mergulhadores pisem neles sem perceber, com consequências perigosas.

Quem é o peixe dragão? É um predador que percorre as profundezas do oceano, na zona crepuscular, que pode medir até 16,5 cm de comprimento e possui um raio de barbatanas alongado e fino.

Cientistas anunciam o descobrimento do menor peixe do mundo, com apenas 7,9 mm de comprimento quando adulto! Ele vive em pântanos na ilha de Sumatra, na Indonésia, tem o nome científico de Paedocypris progenetica, e gosta mesmo é de águas ácidas, 100 vezes mais do que o normal para a região!

Pelo menos por outros peixes, acreditam pesquisadores. Em um estudo publicado no Journal of Fish Biology, cientistas descobriram que os lumpfish brilham sob a luz UV. Segundo a pesquisa, os peixes provavelmente usam seu brilho biofluorescente para identificação e para se comunicarem uns com os outros.