Qual é o nome do Patrimônio da Humanidade?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

A Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, adotada em 1972 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO), tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

O patrimônio, indo direto ao ponto, é a somatória de todos os bens, direitos e obrigações associados a uma organização ou pessoa física.

O mais famoso deles certamente é a Grande Muralha da China, que entrou para a lista em 1987.

Alguns dos patrimônios históricos mundiais são as "Pirâmides de Gizé" (Egito), Machu Picchu (Peru), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Muralha da China, Torre de Pisa (Itália), Coliseu de Roma (Itália), Palácio de Versalhes (França), Torre Eiffel (França) e Acrópole de Atenas (Grécia).

Você sabe dizer o que as Cataratas do Iguaçu, a Estátua da Liberdade, a cidade de Machu Picchu e o Taj Mahal têm em comum? Todos eles possuem o status de Patrimônio da Humanidade, um “título” que reconhece a importância e o valor de cidades, monumentos, construções ou mesmo de um ambiente natural.

Confira a lista de Patrimônios Naturais do Brasil para conhecer!

  1. Fernando de Noronha/PE e Atol das Rocas. ...
  2. Floresta Amazônica. ...
  3. Parque Nacional do Iguaçu/PR. ...
  4. Pantanal. ...
  5. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas/GO. ...
  6. Costa do Descobrimento/BA. ...
  7. Reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste.

Considerada Patrimônio da Humanidade desde 1985, a cidade de Salvador foi a primeira capital do Brasil (1549 a 1763).

O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.

A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações.

O Brasil é um dos países da América do Sul com maior número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. O património histórico do Brasil vai de Ouro Preto a Goiás, de São Luís a Olinda, passando por Diamantina e Salvador.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento ...

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

O patrimônio mundial é formado por bens culturais e naturais. O patrimônio cultural é composto por um conjunto de bens com valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

Tanto no âmbito legal, como no âmbito econômico, o termo “patrimônio” nada mais é do que o conjunto de bens, direitos e obrigações que possui algum valor financeiro, seja para pessoas físicas ou pessoas jurídicas (empresas). Resumindo, é tudo aquilo que alguém possui e deve.