Qual e o nome do paralelo que corta a região Sul do Brasil?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

O Paralelo 30 S é um paralelo no 30° grau sul no plano equatorial terrestre.

Localização da Linha do Equador
A Linha do Equador é uma linha imaginária, chamada também de paralelo, localizada exatamente no centro do planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios idênticos.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são: Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N); Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S); Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);

A Linha do Equador está localizada na porção central do planeta. Ela corta um total de 12 países, localizados em quatro continentes. Os países da América, mais precisamente da América Latina, cortados pela Linha do Equador são: Equador, Colômbia e Brasil.

Giurgea definiu como nootrópicos as substâncias que, apesar de potencializar as capacidades cognitivas, não são tóxicas, viciantes ou provocam efeitos colaterais significativos. Não há um consenso sobre como funcionam muitas dessas substâncias, embora quem as utilize acredite que elas melhoram o metabolismo cerebral.

Trópico de Capricórnio

Trópicos no Brasil
O Brasil é um país continental, por esse motivo, conta com dois paralelos cruzando o seu território, sendo eles a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. O trópico passa por três estados brasileiros, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte.

Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.

Apesar de Macapá (Amapá) ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, ela também passa imaginariamente nos estados brasileiros do Amazonas, Roraima e Pará.

Divisa: esse termo é empregado para apontar a delimitação de dois estados, como a divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais; Fronteira: esse termo é empregado para definir a separação de países, como a fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente. Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar.

Há outros quatro paralelos que recebem nomes especiais: O Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao Norte; o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, ao Sul.

Hemisfério Sul

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

Hemisfério Sul

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.

Macapá, a capital de dois hemisférios, completa 260 anos.

Trópico de Capricórnio
Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.

Passando pelo território dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o trópico de Capricórnio passa a determinar as zonas climáticas, influindo de forma direta na divisão climática da zona temperada, na qual acontecem estações do ano em épocas diferentes do que se vê no resto do Brasil.